Setembro é um mês tradicionalmente conhecido por um momento de queda nas vendas do comércio.
A Semana do Brasil é um período promocional criado pelo Governo Federal, em conjunto com grandes varejistas, para contribuir com o aumento de vendas.
Inspirado na mundialmente conhecida Black Friday, o objetivo desta ação é inspirar um grande número de empresas a promover ofertas surpreendentes em itens com bastante demanda.
Quer saber como participar da Semana do Brasil de maneira eficiente e não deixar suas vendas baixarem?
Fique com a gente!
Quando será a Semana do Brasil?
Neste ano (2022), a Semana do Brasil ocorrerá de 02 a 12 de setembro. A data é vinculada com o 7 de setembro, dia que comemoramos a independência.
Apesar dos 11 dias de promoção, os varejistas podem decidir qual período de cada oferta e, inclusive, um planejamento rotatório de produtos.
Ofertas Semana do Brasil vale a pena?
Diferente de outras datas comemorativas como Natal, Dia das Mães/Pais ou Dia das Crianças em que o apelo emocional é muito efetivo na conversão de vendas, a Semana do Brasil deve contar com uma estratégia que envolva descontos agressivos para ter sucesso.
Por ser mais recente, a Semana do Brasil não tem tanta força quanto uma Black Friday. No entanto, cada vez mais lojas vem participando e já marcaram presença neste ano.
Semana do Brasil lojas participantes
Quer economizar? Confira algumas das principais lojas participantes da Semana do Brasil 2021.
- Americanas.com; Submarino; Carrefour; Centauro; Drogaria São Paulo; Supermercados Extra; Pão de Açúcar; Grupo Boticário; Leroy Merlin; Magazine Luiza; Netshoes; McDonald’s; Polishop; Riachuelo; Casas Bahia; Ponto Frio; entre muitas outras.
Fique ao lado de quem entende de negócio e não deixe de participar!
Quais as melhores estratégias de marketing para a Semana do Brasil?
Como toda ação, para executar uma boa estratégia, é necessário um planejamento prévio.
Como comentamos, a Semana do Brasil vai começar já no segundo dia de setembro, ou seja, já passou da hora de desenvolver sua estratégia.
Caso não tenha feito ainda, fique tranquilo, continue com a gente e dê uma olhada nas dicas.
- Analise o seu estoque
Você possui alguns produtos parados e acredita no potencial de venda deles? Então selecione alguns e ofereça um bom desconto sobre eles.
- Analise seu histórico de vendas
Observe quais são os itens que mais estão vendendo. Esses produtos
servirão como uma boa vitrine para atrair pessoas novas e fazer promoções, mesmo que com uma menor proporção, para esses produtos também é importante algum tipo de oferta.
- Redes sociais
Promova um aquecimento em suas redes sociais. Para além de posts no feed, faça lives, stories ou IGVT comentando as ofertas que estarão disponíveis.
- Frete Grátis
Como comentamos, o e-commerce é bastante expressivo durante essa data.
Outra alternativa que cresceu bastante nos últimos anos, é o “Live shopping” ou “vendas ao vivo”, que consiste em promover ofertas exclusivas para os espectadores que estiverem assistindo.
Sabendo disso, facilitar o frete costuma atrair, e muito, os consumidores que adoram vantagens na compra.
- Utilize o SMS
O SMS é uma grande ferramenta de divulgação. A assertividade da sua comunicação garante uma porcentagem de taxa de leitura superior à 90%, permitindo que seu público esteja ciente das promoções que você vai promover.
Uma dica interessante é adicionar a sua landing page nos SMS, disponibilizando ao seu contato um link direto com os produtos que você está ofertando.
Conclusão
Aproveite! Seja você dono de um negócio ou apenas um consumidor, este pode ser um momento muito lucrativo ou de economia.
A Semana do Brasil é uma iniciativa muito interessante para movimentar o comércio e, com apenas dois anos desde a sua criação, já é um sucesso.
Não fique de fora! Siga as dicas e comece já a elaborar a sua estratégia para a Black Friday verde e amarela.
Boa sorte!