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Estratégias Para Lançamento de Novos Produtos

5 super estratégias para lançamento de novos produtos

  • Post category:Marketing
  • Post author:
  • Post last modified:22/06/2021

A estratégias para lançamento de novos produtos deve ser um movimento muito bem calculado e impactante para os clientes ou novos consumidores, pois essa é a melhor oportunidade para seu negócio disparar em vendas e reconhecimento.

Para que tudo isso aconteça como planejado, ou até melhor do que o esperado, é necessário que você siga, com muita atenção e cuidado, uma série de etapas.

Durante o lançamento, é essencial uma ação conjunta por parte de todos os setores do negócio com a equipe de marketing. Conheça mais sobre os tipos de lançamento.

A comunicação interna e externa devem estar bem alinhadas para que o público saiba exatamente os benefícios desse novo produto que seu negócio trouxe para o mercado.

Vai realizar o lançamento de um produto na sua loja virtual e quer saber como deve planejar sua estratégia? Você está no lugar certo!

Neste artigo, vamos apresentar estratégias eficazes para você lançar o seu produto. Continue com a gente!

Estratégias para lançamento de novos: faça uma pesquisa

A pesquisa deve ser feita antes mesmo da criação do produto. Existem outros produtos semelhantes? Qual o diferencial? Comparado aos já existentes no mercado, seu preço é competitivo?

Prossiga com o lançamento se as respostas para essas perguntas forem positivas. Pois, assim, você sentirá que está tomando a decisão certa de investir nesse novo artigo.

Confira alguns tópicos que você deve considerar antes do lançamento.

Pesquise sobre a concorrência

O que diferencia seu produto dos que já estão no mercado?  

Faça uma análise de concorrência sobre as empresas do mesmo segmento e observe se elas oferecem um produto semelhante à sua criação. Este é um ótimo momento para que você repense sobre o seu produto.

Pense sobre os possíveis tópicos que poderiam ser melhorados nesses produtos já existentes e ofereça, no seu lançamento, a solução para todos esses “pontos fracos”.

Estabeleça o preço

Ainda sobre uma análise do mercado, é importante consultar o preço que seus possíveis consumidores estão dispostos a pagar.

Com essa informação, você pode saber se o custo do material necessário para a realização do seu produto vale a pena. Esse pode ser um diferencial, também, no momento da divulgação, caso seu produto possa cobrir os preços existentes.

Defina a persona

A persona é um perfil detalhado do seu cliente em potencial que futuramente vai virar um lead.

Essencial em todas as estratégias de marketing, na hora do lançamento, a sua importância aumenta ainda mais.

Seu público não conhece seu produto, ou talvez não conheça seu negócio. Por isso, direcionar sua divulgação para pessoas com interesse prévio no que você tem a oferecer, é um diferencial na hora de planejar o lançamento do seu produto.

Plataformas de lançamento

A plataforma que vai utilizar para o lançamento vai depender do público a que o produto é direcionado. Por isso, estabelecer a persona é tão essencial. 

Através dela, você consegue, com mais precisão, saber quais plataformas serão mais efetivas para o seu lançamento.

Escolha a melhor data para o lançamento

Este é um momento de muita pesquisa e, por isso, devemos ser racionais. Provavelmente, o ideal é não lançar o produto assim que ele fique pronto. 

Procure associar ele a uma data especial, como Dia dos Namorados, Dia das Mães ou Natal, essa pode ser uma dica valiosa para seu produto estourar nas vendas.

Pré-lançamento do produto

Pronto! Já segui as dicas, fiz a pesquisa de mercado, defini o preço e escolhi a data de lançamento, e agora?

Este é o momento de aquecer o seu público. Idealize uma campanha de pré-lançamento. Com ela, você consegue ter uma noção sobre como seu produto será recebido pelo público e este é um ótimo momento para reavaliar sua estratégia baseada na campanha de pré-lançamento.

5 estratégias de lançamento

Feito todos esses processos prévios, finalmente chegou a hora de lançar, de fato, o seu produto.

Aqui, a estratégia ideal deve ser baseada em todas as etapas analíticas que você realizou.

Separamos, agora, 5 estratégias de lançamento que você pode adaptar segundo seu segmento e sua pesquisa de mercado.

1. Amplie seus Canais de Comunicação

Os canais de comunicação são os meios que você vai utilizar para realizar o contato com os clientes ou consumidores em potencial.

Para que sua estratégia seja, de fato, efetiva, é importante que você opte por canais de comunicação que conversem com seu tipo de público.

Conheça alguns dos mais utilizados:

Sites e blogs

O site costuma ser o primeiro canal a ser consultado durante uma busca por mais detalhes sobre o produto ou lançamento, por isso, além de bem estruturado, é importante conter informações relevantes nesse espaço.

Além disso, o blog é uma forma de fidelizar seus clientes, além de reforçar seu título de autoridade dentro do segmento que seu produto se encaixa.

Redes sociais

Atualmente, existem diversas redes sociais e a maioria das pessoas possuem um acesso ativo em pelo menos uma. Confira algumas:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • Pinterest
  • YouTube;
  • LinkedIn.

Cada uma dessas redes sociais abrangem um público e uma linguagem específica. Por isso, o ideal é utilizar, mais profundamente, as mais próximas da sua persona.

Email

Por contar com uma alta praticidade no envio devido a quantidade de ferramentas disponíveis, o email é uma boa forma de realizar a divulgação do seu lançamento.

Outro ponto importante é sua conveniência em relação à leitura ou resposta por parte do cliente, que será realizada somente quando ele decidir.

Porém isso aumenta a necessidade de uma comunicação atrativa, pois essa mensagem pode se perder ou simplesmente passar batida.

SMS

O SMS é o canal com a maior taxa de abertura e menor custo.

Realizar sua comunicação via SMS é uma ótima maneira de estar próximo dos clientes.

Para que sua comunicação seja ainda mais rápida e prática, o mercado também disponibiliza ferramentas de automação.

Assim, o SMS pode, além de realizar a divulgação do seu lançamento de maneira bastante eficaz, estar presente na etapa de pesquisa e análise dos clientes em relação ao produto criado.

Rádio e TV

Por mais revolucionário que a internet e o crescimento das plataformas digitais sejam, rádio e TV ainda dominam os investimentos de publicidade do país.

No entanto, apesar do amplo alcance, não é possível direcionar de maneira mais específica a propagação do seu produto.

2. Divulgação do produto para clientes internos e externos

Caso sua empresa já tenha um público engajado, direcione sua campanha de 2 maneiras diferentes: uma para o público interno e outra para atrair novos clientes.

Utilize principalmente o SMS ou Email para falar com os clientes internos, com eles, você pode utilizar uma linguagem mais pessoal e direcionada.

Já para os novos clientes, produza, principalmente através da rede sociais, um engajamento direcionado às pessoas que se interessam pelas soluções do seu produto, além de demonstrar as suas vantagens em comparação com os produtos existentes no mercado.

3. Realize uma pré-venda

A pré-venda, além de ser outro ótimo termômetro de vendas, podendo, também, ser utilizado para preparar devidamente o estoque, pode ser um diferencial do seu lançamento.

Utilize uma linguagem e um tom que reforce a exclusividade de quem vai garantir o produto nesse momento. Você pode, inclusive, oferecer um desconto para quem realizar a compra previamente.

4. Ações com influenciadores

Promover ações com influenciadores vai, com certeza aumentar as suas vendas. No entanto, é essencial que você utilize pessoas que falem para um público que possa se interessar pelo seu produto.

Por isso, é importante que você priorize, na hora de escolher a pessoa que vai representar a sua marca, para além dos números, o público e o nível de credibilidade que o influenciador apresenta.

5. Torne-se um especialista no seu produto

Como comentamos anteriormente, a criação de conteúdo para blogs é uma estratégia interessante para se tornar referência no segmento.

Outra forma, é produzir vídeos dos idealizadores dos produtos comentando sobre o processo de criação, sobre as soluções que o produto apresenta e, como já dito algumas vezes durante o texto, sobre o que torna o seu produto único.

Hora de colocar a mão na massa

Como vocês puderam observar, realizar um lançamento de sucesso não é fácil, ainda mais com a quantidade de lançamentos saindo o tempo todo.

Não existe uma fórmula exata para o sucesso. Mesmo assim, existem algumas etapas que todo lançamento deve cumprir e que aumentam, e muito, a sua chance de atingir grandes resultados.

Agora que você já sabe como fazer o lançamento, é hora de executar a sua estratégia. Faça uma lista dos primeiros passos, reúna a sua equipe e comece já o seu planejamento.