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Como aumentar as vendas na sua empresa pós-pandemia

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  • Post last modified:14/10/2021

Como aumentar as vendas na sua empresa pós-pandemia

Não é novidade para ninguém que a pandemia diminuiu as vendas de diversos setores e mudou (alguns diriam que acelerou o processo de mudança) do mercado para sempre.

Por conta desse evento, mudamos completamente nosso planejamento de acordo com as transformações sociais.

Negócios que não acompanharam essas mudanças, não aderindo ao delivery ou e-commerce, por exemplo, acabaram, infelizmente, se perdendo no caminho.

Em contrapartida, finalmente, já conseguimos enxergar a luz no fim do túnel. Mas não é hora de relaxar.

Os negócios vão precisar passar por mais um período de adaptação, por isso, os que não estiverem preparados, ficarão para trás.

Neste artigo, vamos dar 5 dicas práticas e eficazes de como aumentar as vendas pós pandemia.

Separe sua máscara, passe álcool em gel, caneta e bloco de notas na mão, e bora para o texto!

5 dicas eficazes de como aumentar as vendas na era pós-pandemia

Seguiu todas as normas de segurança? Vamos para o que interessa.

O mundo viveu uma séria crise sanitária que afetou literalmente todas as pessoas, por isso, mesmo quando pudermos voltar a nos abraçar e tirar as máscaras, alguns hábitos permanecerão.

Assim, apesar de podermos especular algumas das mudanças de comportamento que se estenderão, é importante ficar atento aos dados de instituições sérias de pesquisa.

Confira, agora, algumas dicas que preparamos para vocês.

Como Aumentar as Vendas

1. Analise as mudanças do comportamento do consumidor

Segundo a pesquisa realizada pela empresa sinch.com, em que perguntava quais hábitos as pessoas continuariam seguindo mesmo após a pandemia, alguns números se destacaram.

  • 58% dos entrevistados disseram que vão permanecer evitando aglomerações
  • 46% vão continuar gastando menos em lojas
  • 49% admitiram a sua preferência por seguir realizando compras online

Se apoiar nesses dados é importante para pensarmos nas estratégias que serão aplicadas posteriormente, porém saiba que esses dados trabalham dentro de uma perspectiva de projeção, por isso, o ideal é que você se mantenha sempre atualizado.

2. Crie uma estratégia para recuperar clientes inativos

Muitos dos seus clientes que deixaram de consumir seus produtos ou serviços, durante o período de pandemia, podem ter passado a fazer isso em função das dificuldades enfrentadas por conta do período.

Assim, esses momentos iniciais pós-pandemia são os momentos perfeitos para recuperar esses clientes.

Uma estratégia focada somente nas redes sociais pode não ser o ideal nessa situação. Aproveite a pessoalidade que o SMS oferece para resgatá-los, por exemplo:

“Foram tempos difíceis, mas conseguimos superar. Sentimos sua falta. Por isso, a COMTELE oferece a você 20% de desconto nas 3 primeiras compras pós-pandemia.”

3. Invista em mais canais de comunicação

Os canais de comunicação são os meios utilizados para manter contato entre a marca e o cliente.

O fim do isolamento social, de certa forma, indicaria um retorno aos modelos de organização anteriores. Tenha em mente que isso afeta a relação das pessoas com as mídias sociais.

Porém, como todos sabem, com o avanço da tecnologia e a popularização dos smartphones, por meio dos canais digitais, se tornou possível se fazer presente cada vez mais na vida do seu cliente, mesmo fora de casa.

No entanto, é preciso definir bem como vai ampliar sua comunicação nesses diferentes canais, pois informações em excesso e sem valor atraente podem sobrecarregar o cliente e gerar uma impressão negativa da sua marca.

Por isso, realize primeiro uma pesquisa a respeito de seu público-alvo e, a partir dela, faça essa ampliação.

Por este motivo, realizamos uma lista dos principais canais de comunicação e suas características. 

SMS

É um choque quando saímos de casa e percebemos que esquecemos o celular, não é?

Por isso, realizar sua comunicação via SMS é uma ótima maneira de se fazer presente na vida de seus clientes, sem ser muito invasivo.

Além disso, o SMS possui um baixo custo e apresenta uma taxa de abertura muito alta, quase como uma garantia de que sua mensagem será lida pelo cliente.

A partir dessa ferramenta, você pode realizar uma série de ações, confira só:

  • realizar lembretes prévios da sua ação ou promoção;
  • disponibilizar cupons ou códigos de descontos;
  • realizar uma campanha de resgate de antigos clientes;
  • informar a respeito da situação do pedido ou serviço;
  • informar o link ou o número do código de barras para facilitar um pagamento.

Para que sua comunicação seja ainda mais rápida e prática, o mercado também disponibiliza ferramentas de automação, permitindo que você envie mensagens em massa de maneira prática.

Redes Sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são essenciais para estreitar o contato com os clientes, principalmente devido a sua abrangência.

Atualmente, existem diversas redes sociais e a maioria das pessoas possuem um acesso ativo em pelo menos uma. Confira algumas:

  • Facebook
  • Istagram
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin

Em contrapartida, as redes sociais demandam um tempo significativo. Não é possível estar presente em todas elas. 

Use isso ao seu favor!

Também demandaria um custo bastante alto para seu negócio se fazer presente com conteúdos de qualidade em todas elas.

Por isso, utilize as redes sociais que seu público-alvo mais frequenta e produza conteúdos objetivos e que tenham um valor para sua persona definida.

Email marketing

Algumas ferramentas nunca perdem seu valor e o email é um deles.

Esse canal não deve ser ignorado no levantamento de ideias do seu setor comercial.

O email apresenta uma das melhores taxas de conversão dentre os principais canais de comunicação e, com certeza, é uma ótima alternativa para você utilizar ou continuar utilizando.

No entanto, acredito que somos a prova viva de que a chamada deve ser muito bem feita. Imagino que seja grande a porcentagem de leitores que possui uma caixa de entrada recheada de emails não lidos e sem a pretensão de serem abertos.

Por isso, os conteúdos devem ser bem elaborados e direcionados ao público correto, caso não, em breve eles caíram direto na caixa de SPAM.

4. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo consiste em um método de atrair clientes através de conteúdos como posts, blogs, vídeos e ebooks que sejam relevantes ao seu público.

Durante esse período mais recente da pós-pandemia, uma das tarefas mais desafiadoras que você deve priorizar, para além de atrair novos clientes, é recuperar os seus antigos

Uma boa estratégia de criação de conteúdo, junto com o auxílio dos outros canais de comunicação apresentados, pode ser um ótimo aliado para esse desafio.

Por isso, invista em conteúdos de qualidade!

5. Conheça bem os seus concorrentes e suas estratégias 

Além de conhecer bem sua persona, é muito importante que você conheça bem seus concorrentes.

Ao fazer isso de maneira aprofundada, você consegue identificar os pontos fracos e fortes dos seus concorrentes.

Assim, você pode encontrar uma via de escape, oferecendo a solução para os “problemas” encontrados e se destacar de todos os outros do mercado.

 Pronto(a) para voltar para o ritmo?

Toda etapa de transição demanda um intenso trabalho de pesquisa e especulação.

Finalmente estamos saindo desta condição que nos encontramos por conta da pandemia. Ninguém quer ficar para trás nesta alegre relargada.

Respire fundo, levante a cabeça e vamos sair dessa melhor do que entramos.