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Dia do cliente 2021: Por que investir nessa data?

  • Post category:Marketing
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  • Post last modified:14/09/2021

O Dia do Cliente é uma data criada para homenagear e reforçar a importância do cliente. 

Esse dia vem ganhando cada vez mais relevância no varejo, apresentando diversas oportunidades para movimentar seu negócio e fortalecer sua relação com seu público. Atualmente, essa é uma data que você, obrigatoriamente, deve ficar de olho.

Quer saber como sua empresa pode aproveitar o Dia do Cliente? Fique com a gente e boa leitura!

15 de setembro dia do cliente. Qual a importância desse dia para seu negócio?

Comemorado todos anos no dia 15 de setembro, o Dia do Cliente foi criado em 2003, pelo empresário e especialista em Marketing João Carlos Rego. 

dia do cliente

A data foi idealizada com a intenção de contribuir para o movimento do varejo e o mês de setembro foi escolhido por ser, de maneira geral, um período fraco de vendas.

Entretanto, saiba que esse não é um momento que deve visar somente a conversão em vendas, o importante nessa data, é demonstrar o valor que o cliente apresenta para o seu negócio, com o intuito de aproximá-lo e fidelizá-lo à sua marca.

Por isso, você deve promover campanhas que demonstrem o quanto o seu cliente é valioso para você. 

Fique ligado, uma relação mais profunda com seu público com certeza abrirá portas para outras oportunidades de negócio no futuro.

Dia do cliente: 4 ações de marketing eficazes

1. Promoção para o Dia do Cliente

Recompense seus clientes mais fiéis! Além dos descontos e brindes que podem ser oferecidos para a comunidade geral, é interessante investir em ações de agradecimento para clientes mais antigos.

Fale com sua base de clientes que realizaram compras na sua empresa e os agradeça oferecendo brindes e descontos exclusivos, demonstrando que você valoriza essa boa relação com seu público.

2. Sorteios Dia do Cliente

Além de ajudar a promover sua própria página, ao realizar sorteios você promove um maior engajamento da sua marca, abrindo portas para novos clientes.

Uma possibilidade interessante, é promover sorteios com parcerias. Assim, além de melhorar o prêmio do sorteio, você ganha parceiros que podem ser muito úteis em ações futuras. 

3. Amostras e promoções de lançamento

Sabe aquela sua peça que está guardada no fundo do baú e você não sabe quando lançar? Esse pode ser o momento certo.

Lance e ofereça amostras ou descontos especiais para clientes mais antigos. Por estarem mais engajados com você, a possibilidade de agradá-los e fazer desse lançamento um sucesso aumenta muito.

Além de estreitar ainda mais sua relação com esses clientes.

4. Envie mensagens de agradecimento

Caso não seja possível realizar nenhuma promoção mais elaborada para essa data, é essencial que, por mais simples que sejam, você realize mensagens de agradecimento.

Elas podem ser realizadas em vídeo ou uma frase, quanto mais humanizada, melhor. No mais, essas mensagens podem, ou não, ser acompanhadas por uma promoção.

Nosso objetivo, neste momento, é fazer o cliente se sentir valorizado.

SMS

O SMS é uma ótima alternativa para o envio dessas mensagens. A ferramenta possui um baixo custo e uma taxa de leitura superior a todos os outros canais de comunicação.

Essa é uma ótima opção para você que não quer gastar muito, além de possibilitar o envio de mensagens personalizadas.

Confira só alguns exemplos.

Exemplos de mensagem para o dia do cliente 

“Feliz dia do Cliente, Isadora. Mais especial que esse dia, é poder contar com pessoas como você, que há mais de dois anos confia na nossa seriedade e trabalho.”

Não se esqueça que o principal objetivo da mensagem é homenagear o cliente. No caso de querer informar sobre alguma promoção, o ideal é colocá-la em segundo plano.

“Victor, a confiança que deposita em nosso trabalho nos motiva cada dia mais. Por isso, gostaríamos de te oferecer um voucher de 25R$ para sua próxima compra!”

Uma alternativa legal, é oferecer brindes especiais que façam o cliente lembrar da sua marca, muitas vezes, inclusive, isso se torna uma propaganda que pode render frutos a médio prazo.

“Parabéns, Monique! Você está com a gente há mais de 2 anos, por isso, gostaríamos de presenteá-la com uma caneca comemorativa da loja!”

A dica é presentear com brindes que possam carregar a imagem da sua marca.

Feliz Dia do Cliente

dia do cliente

Sabemos que muitas vezes direcionamos campanhas com um intuito de venda. No entanto, é muito importante pensarmos a médio longo prazo. 

Construir uma base de clientes super engajados com sua marca é o primeiro passo para um crescimento exponencial.

Datas como o Dia do Cliente são essenciais nesse sentido. Por isso, planejar uma boa campanha para essa data deve ser uma missão obrigatória para o seu negócio.

Boa sorte!