Dicas Imediatas para Melhorar sua Comunicação Escolar
Comunicação Escolar

Dicas Imediatas para Melhorar sua Comunicação Escolar

  • Post category:Educação
  • Post author:
  • Post last modified:05/04/2021

Se você estava pesquisando como melhorar a comunicação escolar na sua escola, está no lugar certo.

A pandemia trouxe um cenário nunca antes vivido para as instituições de ensino, que se viram obrigadas a se transformar do dia para noite.

Tal cenário, trouxe números alarmantes. Segundo a CNN, a taxa de abandono escolar dobrou durante a pandemia.

Manter uma comunicação eficaz e próxima dos alunos, faz a diferença.

Nesse post vamos mostrar dar algumas dicas de como ter uma comunicação escolar rápida e eficaz para você já sair aplicando elas. Vamos lá?

O que é a comunicação escolar

A escola tem um papel fundamental na sociedade, e deve se comunicar da maneira mais clara e objetiva com pais e alunos.

Manter os pais ou responsáveis e alunos informados dos eventos, passeios, avaliações, feriados e a mensalidade escolar, é essencial para aumentar a credibilidade da escola e evitar situações indesejadas.

Esses comunicados tem como papel envolver os alunos e responsáveis no dia a dia escolar e os façam sentir como uma parte daquela organização.

Comunicação da escola com os pais

Ter uma boa frequência é um ponto importante na realização dessa comunicação, mas informações desnecessárias esvaziam o sentido e a relevância da mensagem.

Por isso, é importante que você filtre quais mensagens devem ser enviadas.

Lembretes de passeios ou eventos que necessitam da autorização dos pais, é interessante que sejam enviados por mais de uma plataforma.

Evite enviar mais de uma mensagem a respeito do desempenho ou comportamento do aluno, caso seja necessário, chame os pais para uma conversa mais direta.

Para além disso, procure utilizar um tom mais compreensivo, principalmente em assuntos que precisam de certa delicadeza.

Importância da comunicação entre família e escola

A preocupação dos pais é constante, por isso, quanto mais informações forem disponibilizadas para eles, menor será a preocupação e, consequentemente, maior a confiança na sua instituição.

Se comunique de forma clara e objetiva com os pais, mantendo sempre é claro o tom delicado e amigável.

Comunicação escolar na educação infantil

A preocupação aumenta ainda mais quando se trata dos pequenos. Por isso, é essencial que nesse caso a utilização de um canal de comunicação mais instantâneo

Além disso, procure pessoalizar a comunicação, a gentileza nesse caso é super importante. Procure utilizar uma linguagem que reflita todo o carinho que o aluno recebe na escola.

Comunicação escolar e o enfrentamento da pandemia

A pandemia de coronavírus transformou de muitas formas o nosso dia a dia. Por conta da concentração de pessoas nas escolas, seria inevitável que a rotina delas não fossem alteradas.

Esse período de adaptação afetou todo mundo. Com tantas mudanças, a comunicação escolar também foi afetada.

Agora, além dos comunicados mais tradicionais, cabe a instituição reforçar outras informações que se tornaram necessárias por conta da pandemia, listamos algumas delas abaixo.

Comunicado aos pais sobre aulas online

O processo de adequação à modalidade EAD tem sido difícil para todos. Tanto para os professores quanto para os alunos tem sido um grande desafio.

Nesse sentido, é essencial que os pais saibam como estão sendo realizadas as aulas online e a respeito da participação do seu filho.

Comunicado aos pais sobre atividades remotas

Participar das aulas é importante, porém as maiores dificuldades observadas neste período de adaptação, são as atividades que devem ser realizadas pelos alunos remotamente.

Por isso, mais do que apenas fiscalizar a execução, os pais precisam oferecer todo tipo de ajuda possível para que auxiliem o aluno a passar por essa fase de adaptação da melhor forma.

Comunicação eficaz na escola

Para que a comunicação da sua instituição de ensino seja eficaz, é preciso definir algumas questões estratégicas.

Defina primeiro os canais que serão utilizados para se comunicar e um setor que ficará responsável pela realização delas.

Também é preciso estabelecer normas em relação a frequência e qual será o tom de linguagem que utilizarão para os diferentes tipos de mensagem.

Canais de comunicação escolar

Optar por canais de comunicação instantâneos é interessante para definir seu plano de comunicação, junto com a praticidade, essas duas características são essenciais para definição de qual canal utilizar.

Devemos tomar cuidado, no entanto, ao utilizar meios mais informais, como WhatsApp por exemplo, isso pode passar a impressão de que as informações não são tão importantes quanto elas realmente são.

Separamos, então, alguns canais que podem ser muito úteis para o bom funcionamento da comunicação.

SMS

O SMS é um canal muito utilizado na realização de comunicados. Sua taxa de abertura é de incríveis 95%, ou seja, 95% das mensagens recebidas por SMS são visualizadas. 

Por ele, você pode enviar lembretes mais curtos, como avisos referentes à reuniões de pais, passeios, voltas às aulas entre outros, com a garantia de que as mensagens chegarão ao destinatário final.

Confirma nosso post com mais de 20 exemplos de mensagens para alunos.

Aplicativos de gestão para escolas

A tecnologia possibilitou que utilizemos alguns aplicativos de gestão escolar para se comunicar melhor com pais e alunos.

Devemos alertar que os smartphones estão cada vez mais cheios de aplicativos, gerando muita confusão aos usuários.

Outro ponto de atenção é que normalmente os usuários não permitem que o aplicativo envie notificações de push, ideais para mantê-los atualizados.

WhatsApp

Outro aplicativo bastante utilizado é o WhatsApp. A criação de grupos entre pais, mães e as turmas tem se tornado uma alternativa.

Porém, por se tratar de um aplicativo muito pessoal, isso faz com que o objetivo das conversas no grupo às vezes desviem do foco principal, levando muitos pais a saírem ou não acompanharem mais.

Email

O Email pode ser bastante útil também. Apesar de possuir uma taxa de abertura inferior ao SMS, você pode utilizá-lo para reforçar algumas informações com um nível com mais detalhes, tendo em vista que seu limite de caracteres é maior.

No entanto, tenha cuidado com a quantidade de informações que você coloca, textos muito grandes podem não ser lidos completamente, ou acabar gerando um desinteresse.

Outro cuidado a se tomar é em relação a entregabilidade, pois muitos emails tendem a cair em caixas de spam ou não serem entregues ao destinatário final.

Exemplos de comunicação escolar

De acordo com o tema que será apontado na mensagem, é importante que você defina um tom. Desejar boas férias deve apresentar uma abordagem diferente de um comunicado mais sério, como no caso da matrícula.

Abaixo descrevemos alguns exemplos de comunicados para os pais ou responsáveis que podem servir como modelo para sua instituição.

Comunicado de matrícula escolar

“Comtele: Isadora, não perca essa oportunidade. 20%OFF na matrículas realizadas até 06/01. Faça a sua agora mesmo, acesse: (LINK MATRÍCULA)”

Comunicado de cobrança escolar

“Comtele: Boa tarde, Thiago. Informamos que seu boleto já está disponível no portal do aluno.”

Comunicado de inadimplência escolar

“Comtele: Olá, Clarice, notamos que o pagamento da mensalidade escolar do seu filho está em atraso. Seja qual for o motivo, entre em contato com a gente pelo telefone: (11) 1111-3333.”

Planejamento é a chave

Manter uma boa comunicação com os pais e alunos não é tão complicado, basta tomar cuidado para não ultrapassar algumas linhas. Tenha bastante atenção nas mensagens que podem ser enviadas de maneira pública e pessoal.

Com o planejamento correto, tudo vai fluir tranquilamente e todos os problemas serão resolvidos no menor tempo possível.

Invista em canais de comunicação que possam enviar mensagens instantâneas e de prático acesso, pois, na maioria das vezes, eles são a solução mais ágil dos seus possíveis problemas.