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BLACK FRIDAY: NA CORRIDA PELOS MELHORES PREÇOS, GANHA QUEM SAI NA FRENTE

A Black Friday é o evento mais aguardado do ano para o varejo. No Brasil, em 2022, a Black Friday registrou um faturamento de cerca de R$ 6,1 bilhões.

Para os varejistas, esta é a oportunidade de ouro para impulsionar as vendas e conquistar novos clientes.

Neste texto, vamos dar dicas “de bilhões” para quem quer sair na frente e planejar com antecedência a Black Friday.

Quer saber mais, fique com a gente.

Quando é a Black Friday?

A Black Friday vai acontecer no dia 24 de novembro de 2023. A data não tem um dia fixo, é sempre celebrada na última sexta-feira de novembro.

No entanto, devido ao sucesso de vendas, é comum que os comércios comecem antes, com promoções e ofertas exclusivas como um “Esquenta Black Friday”. Aquecendo seu próprio público para o evento.

Qual a origem da Black Friday?

A Black Friday tem suas origens nos Estados Unidos e é tradicionalmente considerada como o início da temporada de compras de Natal. A expressão “Black Friday” foi usada pela primeira vez na década de 1960 na Filadélfia para descrever o intenso tráfego de pedestres e o caos que ocorria no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

A popularidade da Black Friday se espalhou para outros países ao redor do mundo e agora é observada em muitos lugares, embora nem sempre ocorra na mesma data ou da mesma maneira ao redor do mundo.

Dicas para uma campanha efetiva na Black Friday

1. Economia de Tempo

Preparar uma campanha muito bem estruturada não te garante lucros expressivos, mas com certeza te coloca como destaque. 

É essencial elaborar uma estratégia coesa com a sua equipe para aumentar suas chances de sucesso e, com certeza, essas dicas podem  ajudá-los.

1. Ganha quem sai na frente

Quanto antes você começar a se organizar, melhor. Leve em consideração o retorno que você tem em cada produto ou serviço que oferece, os mais vendidos e também os produtos que precisam desocupar do estoque.

2. Tenha o controle da campanha

Uma comunicação integrada pode ser o diferencial para uma boa efetividade da campanha.

Saiba quem é sua persona e elabore promoções, mensagens e anúncios de acordo com esse público.

Ferramentas como Facebook Ads e Google Ads podem te ajudar a falar com o público certo e podem ser utilizados juntos com o SMS para reunir informações relevantes para conduzir a sua comunicação durante o evento.

Assim, você poderá elaborar planos de ação diferentes para públicos específicos.

3. Organize seus leads

Para uma maior assertividade nas suas campanhas de Marketing, é importante manter uma base de leads limpa. Estabeleça contato com pessoas que possuem real interesse em receber seus conteúdos e adquirir seu serviço ou produto.

Assim, você é capaz de reduzir os custos da sua comunicação, removendo leads inativos, duplicados ou até mesmo os que estão com caracteres errados.

4. Use SMS

Faça mensagens persuasivas que não apenas promovam produtos, mas também proporcionem uma conexão emocional com o público, com gatilhos que os incentivem a ficarem atentos às ofertas.

Aqui estão alguns exemplos que podem servir de inspiração.

Exemplos de uso de SMS na Black Friday


Aquecimento de Ofertas

“Gosta de IPhone? Se eu fosse você, não perderia a Black Friday da COMTELE. Responda SIM e receba promoções exclusivas.”

Promoções válidas por tempo limitado

“COMTELE: POR TEMPO LIMITADO: Televisão de 42” com o menor preço do mercado? Clique [link] e garanta já a sua. Válido entre às 10h e 14h.”

Recomende produtos relacionados

“COMTELE: Olá, Gustavo. Que tal garantir um tênis para combinar com a sua roupa nova? Veja modelos acessando [link]”

Resgate de carrinho

“COMTELE: Você abandonou o carrinho?! Ainda dá tempo de aproveitar o valor promocional da sua compra. Peça pelo link.”

CONCLUSÃO

A Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com os produtos que adquiriram se tiver um bom tratamento durante e durante a venda, por isso, invista bastante em relacionamento e pós-compra.

O SMS pode ser um dos seus principais aliados nessa Black Friday, com ferramentas que permitem monitorar e garantir a satisfação dos clientes.

Clique e experimente gratuitamente nossa plataforma capaz de impulsionar sua Black Friday.