{"id":7603,"date":"2017-04-12T13:20:49","date_gmt":"2017-04-12T16:20:49","guid":{"rendered":"https:\/\/v5.comtele.com.br\/?p=7603"},"modified":"2021-09-13T15:11:33","modified_gmt":"2021-09-13T18:11:33","slug":"sms-marketing-pet-shop","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/comtele.com.br\/blog\/sms-marketing-pet-shop\/","title":{"rendered":"Como utilizar o SMS Marketing no Pet Shop?"},"content":{"rendered":"\n

Resistente<\/strong> \u00e9 o termo usado pelo presidente da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Produtos para Animais de Estima\u00e7\u00e3o (Abinpet), Jos\u00e9 Edson Galv\u00e3o de Fran\u00e7a, para definir o comportamento do segmento pet diante da crise econ\u00f4mica.<\/p>\n\n\n\n

O brasileiro gasta, em m\u00e9dia, R$ 216,50 com c\u00e3es e R$ 120 com gatos, segundo pesquisa realizada pela Abinpet. Ao todo, o amor incondicional por esses animais de quatro patas tem impulsionado o mercado pet, tornando o neg\u00f3cio vi\u00e1vel e interessante para o ano de 2017. Sendo assim, investir em novas tend\u00eancias por meio de produtos e servi\u00e7os exclusivos t\u00eam sido o grande segredo para superar a concorr\u00eancia, atraindo ainda mais a aten\u00e7\u00e3o dos clientes.<\/p>\n\n\n\n

O Brasil \u00e9 atualmente o terceiro maior mercado do mundo em faturamento no setor pet, ficando atr\u00e1s apenas dos Estados Unidos e Reino Unido, segundo dados da Abinpet. O tamanho desse neg\u00f3cio pode ser justificado pelo atual modelo familiar brasileiro, que pede um animal de estima\u00e7\u00e3o. \u201cUm casal de jovens ou um de idosos, sem filhos, quer um pet para companhia; um casal com crian\u00e7as pequenas pede um pet para brincar com as crian\u00e7as; enquanto adultos solteiros tamb\u00e9m querem um parceiro e por isso o pet se torna uma boa sa\u00edda\u201d, comenta o gerente do Sebrae-SP em Guaratinguet\u00e1, Ricardo Calil. Hoje o animal \u00e9 visto como um membro da fam\u00edlia como qualquer outro e tudo aquilo que a fam\u00edlia prov\u00ea para si proporciona tamb\u00e9m para o bichinho de estima\u00e7\u00e3o. \u201cO tratamento \u00e9 igual. Tanto que muitas linhas de produtos criados atualmente t\u00eam o mesmo apelo que para humanos, no intuito de convencer os propriet\u00e1rios que eles t\u00eam a possibilidade de dar produtos similares aos que eles consomem para seus animais, dentro da mesma proposta\u201d, explica Calil.<\/p>\n\n\n\n

Com esse enorme mercado e grandes oportunidades, a utiliza\u00e7\u00e3o do SMS Marketing<\/a> como forma de fomentar seu neg\u00f3cio e achar novas oportunidades \u00e9 a aplica\u00e7\u00e3o ideal. O Brasil deve permanecer em terceiro lugar no ranking do mercado mundial do setor, respondendo a 5,3% do faturamento global, atr\u00e1s dos Estados Unidos, pa\u00eds respons\u00e1vel por 42% de todo o mercado mundial, e Reino Unido, segundo colocado com 6,7%. Em todo o mundo, em 2016, o setor deve faturar US$ 103,7 bilh\u00f5es, alta de 1,5% sobre o ano anterior. A proje\u00e7\u00e3o para 2017 \u00e9 de um crescimento de 6,6%. A alta tem estimulado a abertura de lojas e at\u00e9 de empresas para a capacita\u00e7\u00e3o de profissionais.<\/p>\n\n\n\n

A revista Pequenas Empresas, Grandes Neg\u00f3cios (PEGN) de outubro\/2016 listou cinco nichos que t\u00eam crescido bastante e podem ser uma boa oportunidade de investimento em 2017 para quem est\u00e1 pensando em diversificar sua estrat\u00e9gia de neg\u00f3cio. Confira abaixo quais s\u00e3o as tend\u00eancias e como voc\u00ea pode crescer junto com elas:<\/p>\n\n\n\n

Servi\u00e7os de conveni\u00eancia<\/h3>\n\n\n\n

Atualmente, o setor de servi\u00e7os \u00e9 o segundo que mais fatura (17%), atr\u00e1s apenas de alimenta\u00e7\u00e3o (67%). A procura por prestadores de servi\u00e7os que atendam \u00e0s necessidades dos mais de 50 milh\u00f5es de c\u00e3es e 20 milh\u00f5es de gatos espalhados pelo Brasil \u00e9 crescente e movimenta milh\u00f5es de reais todos os anos. Por isso, se voc\u00ea quer entrar nesse mercado ou j\u00e1 faz parte e deseja crescer, uma dica \u00e9 buscar o diferencial. Um exemplo: alguns hot\u00e9is, que antes focavam s\u00f3 na hospedagem, agora tamb\u00e9m j\u00e1 oferecem outros produtos, como spa, fisioterapia e aulas de nata\u00e7\u00e3o. A ideia \u00e9 oferecer adicionais que melhorem o bem estar dos pets durante sua estadia.<\/p>\n\n\n\n

Pet Shop profissional<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Apesar dos mais de 50 mil pet shops espalhados pelo pa\u00eds, o setor ainda d\u00e1 sinais de que pode se expandir. Tanto que o varejo tem amadurecido e redes de franquias v\u00eam surgindo, o que desafia quem deseja entrar neste setor a investir no aprimoramento da gest\u00e3o do neg\u00f3cio. Outra dica \u00e9 diversificar a oferta de servi\u00e7os, a fim de aumentar a margem de ganho. \u201cO setor cresceu de forma amadora nos \u00faltimos anos, comandado por veterin\u00e1rios de perfil t\u00e9cnico ou pessoas sem conhecimento de varejo ou gest\u00e3o de pessoas\u201d, explica Rodrigo Albuquerque, franqueador da rede americana Petland no Brasil, em entrevista \u00e0 PEGN. \u201cS\u00f3 vai se dar bem quem oferecer experi\u00eancias e produtos que v\u00e3o al\u00e9m do convencional\u201d, completa.<\/p>\n\n\n\n

Produtos premium<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Se pets s\u00e3o mesmo da fam\u00edlia, ent\u00e3o porque n\u00e3o dar a eles o que h\u00e1 de melhor? Nessa linha, crescem as vendas de toda gama de acess\u00f3rios: brinquedos, tapetinhos, coleiras, roupinhas, camas e at\u00e9 cosm\u00e9ticos, tudo para deixar o animal de estima\u00e7\u00e3o mais perto do dono. \u201cPara muitas pessoas, o pet \u00e9 a maior fonte de alegria, especialmente em tempos dif\u00edceis. Por isso elas se sentem no dever de retribuir o afeto com certos mimos\u201d, diz S\u00e9rgio Zimmerman, s\u00f3cio-diretor da rede Petz, para a PEGN. Por isso, quem for investir neste segmento deve apostar em acess\u00f3rios que reproduzam o estilo e os h\u00e1bitos do dono. \u201cO que o propriet\u00e1rio busca nada mais \u00e9 que o reflexo de sua personalidade\u201d, afirma Zimmerman, que tamb\u00e9m aponta o investimento em design original e acabamento caprichado como diferenciais importantes. \u201c\u00c9 o \u00fanico jeito de competir com a invas\u00e3o chinesa\u201d, finaliza.<\/p>\n\n\n\n

Um levantamento realizado pela Consumoteca apresenta as nuances do comportamento dos donos de animais no Brasil. De acordo com esse estudo, essas pessoas se dividem em dois grupos de consumidores: os engajados e os deslumbrados. Por engajados, subentendem-se consumidores que tem um envolvimento com causas relacionadas \u00e0 prote\u00e7\u00e3o dos animais, geralmente adotam pets ao inv\u00e9s de comprar e n\u00e3o t\u00eam tantos gastos sup\u00e9rfluos com os bichos de estima\u00e7\u00e3o. J\u00e1 os consumidores deslumbrados s\u00e3o aqueles que costumam comprar adere\u00e7os e terceirizar os cuidados b\u00e1sicos dos pets, como banho, tosa e aplica\u00e7\u00f5es de medicamentos, ao contr\u00e1rio dos engajados.<\/p>\n\n\n\n

A pesquisa mostra que os pet lovers s\u00e3o consumidores das classes A, B e C, distribu\u00eddos por v\u00e1rias classes et\u00e1rias e que veem a si mesmos como tutores, ou pais\/m\u00e3es dos animais. Estes s\u00e3o considerados \u201cmembros\u201d da fam\u00edlia, vistos sob uma perspectiva humanizada.  Os novos pet-consumers possuem uma agenda atribulada de compromissos e preferem optar por servi\u00e7os que facilitem sua vida no tratamento dos animais. Entretanto, isso n\u00e3o significa que eles n\u00e3o estejam barganhando. Sites de compara\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os v\u00eam ajudado esse p\u00fablico a encontrar ofertas mais interessantes para os animais. As ra\u00e7\u00f5es, por exemplo, podem varia entre R$9,00 e R$250,00 \u2013 dependendo da marca e tamanho.<\/p>\n\n\n\n

De olho nessa tend\u00eancia, a Comtele oferece o servi\u00e7o de SMS Marketing<\/a>, que \u00e9 uma ferramenta pr\u00e1tica, acess\u00edvel, com alt\u00edssimo poder de alcance e baixo custo, voc\u00ea consegue enviar um comunicado a toda a sua base de clientes de forma imediata, e ele pode ser utilizado para diversas finalidades: envio de comunicados, promo\u00e7\u00f5es, descontos, avisos de vacina, resultado de exames, alta, anivers\u00e1rios, entre v\u00e1rias outras utilidades.<\/p>\n\n\n\n

Exemplos Pr\u00e1ticos da Utiliza\u00e7\u00e3o do SMS Marketing Comtele no seu Pet Shop:<\/p>\n\n\n\n