{"id":7461,"date":"2018-11-12T11:57:08","date_gmt":"2018-11-12T13:57:08","guid":{"rendered":"https:\/\/v5.comtele.com.br\/?p=7461"},"modified":"2021-09-13T11:24:02","modified_gmt":"2021-09-13T14:24:02","slug":"o-que-e-sms-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/comtele.com.br\/blog\/o-que-e-sms-marketing\/","title":{"rendered":"SMS Marketing: veja como vender at\u00e9 200% mais com o uso do SMS"},"content":{"rendered":"\n

Todo gestor de Marketing quer aumentar suas taxas de convers\u00e3o utilizando um or\u00e7amento enxuto, certo?<\/p>\n\n\n\n

Esse \u00e9 um dos seus maiores desafios. Mas engana-se quem acha que essa \u00e9 uma miss\u00e3o imposs\u00edvel em mercados onde a aten\u00e7\u00e3o do cliente \u00e9 disputada a peso de ouro. <\/p>\n\n\n\n

Com o SMS Marketing<\/strong> voc\u00ea segmenta o seu p\u00fablico-alvo, garante uma alta taxa de convers\u00e3o e conquista resultados efetivos em vendas!<\/p>\n\n\n\n

Neste post voc\u00ea vai aprender como fazer uma campanha de SMS marketing matadora e aumentar as suas convers\u00f5es em at\u00e9 200%. Confira!<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 SMS Marketing?<\/h2>\n\n\n\n

O SMS marketing \u00e9 uma das estrat\u00e9gias mais eficientes para alavancar as vendas em qualquer segmento de mercado devido a sua alta taxa de convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

A chance de um cliente abrir uma mensagem de texto via celular \u00e9 maior do que em qualquer outra plataforma, como e-mail, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Os 3 benef\u00edcios do SMS Marketing<\/h3>\n\n\n\n

Algumas pessoas pensam que o SMS Marketing est\u00e1 cada mais obsoleto e preferem utilizar outros canais de comunica\u00e7\u00e3o, como o E-mail Marketing.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, n\u00f3s vamos mostrar alguns pontos em que o SMS pode potencializar suas campanhas e fazer com que voc\u00ea obtenha resultados significantes.<\/p>\n\n\n\n

1. Entrega r\u00e1pida<\/h4>\n\n\n\n

O Marketing por telefone \u00e9 extremamente r\u00e1pido. Sempre que uma mensagem \u00e9 enviada, o destinat\u00e1rio receber\u00e1 de maneira imediata.<\/p>\n\n\n\n

Devido a esta regalia dos telefones m\u00f3veis, \u00e9 poss\u00edvel realizar promo\u00e7\u00f5es em datas especiais ou at\u00e9 mesmo vendas r\u00e1pidas. Um exemplo disso, \u00e9 disparar mensagens para os consumidores, em rela\u00e7\u00e3o ao dia das m\u00e3es.<\/p>\n\n\n\n

2. Alta taxa de abertura<\/h4>\n\n\n\n

Quando um usu\u00e1rio recebe um email marketing, ele ter\u00e1 que analisar toda a sua caixa de entrada, em busca de conte\u00fados que sejam relevantes para ele.<\/p>\n\n\n\n

Diariamente, recebemos emails relacionados a marketing e com isso, acabamos ignorando outros conte\u00fados.<\/p>\n\n\n\n

Com o SMS Marketing \u00e9 diferente, o usu\u00e1rio ir\u00e1 analisar de modo instant\u00e2neo se deseja continuar recebendo conte\u00fados de tal remetente ou n\u00e3o. Tudo bem. Mas, qual a vantagem do SMS sobre o email marketing?<\/p>\n\n\n\n

Simplesmente, a taxa de abertura<\/strong>. Em 2018, o SMS Marketing alcan\u00e7ou incriveis 98% de abertura<\/a>, ultrapassando de maneira absurda os 20% de abertura do Email Marketing.<\/p>\n\n\n\n

3. Alta taxa de resposta<\/h4>\n\n\n\n

O SMS Marketing n\u00e3o \u00e9 apenas aberto com frequ\u00eancia pelos usu\u00e1rios, mas tamb\u00e9m possuem um alto n\u00edvel de respostas. Estima-se que 45% dos usu\u00e1rios respondem ao SMS<\/a> recebido em seu dispositivo.<\/p>\n\n\n\n

Isto pode mostrar o qu\u00e3o efetivo \u00e9 a comunica\u00e7\u00e3o por mensagens de texto. Um estudo mostra que 70% dos consumidores informam que o SMS \u00e9 o melhor<\/a> meio para as empresas obterem resultados significativos.<\/p>\n\n\n\n

Como enviar SMS Marketing?<\/h2>\n\n\n\n

Devido ao baixo custo, a alta taxa de abertura e de resposta, utilizar o SMS Marketing \u00e9 a melhor estrat\u00e9gia de marketing digital<\/strong> para contatar os seus clientes. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m do que existe a possibilidade de personalizar os envios das mensagens <\/p>\n\n\n\n

\u00c9 necess\u00e1rio que voc\u00ea tenha um time engajado em diferentes \u00e1reas de varejo<\/span> e que tamb\u00e9m entenda do assunto. N\u00e3o se esque\u00e7a de contar com pessoas qualificadas para utilizarem os sistemas para envio das mensagens.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 importante ser direto e claro nos sms enviados. Deixe expl\u00edcito na mensagem enviada, qual o prop\u00f3sito do cont\u00e9udo, do que o usu\u00e1rio deve realizar para participar de uma promo\u00e7\u00e3o oferecida<\/span>, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, antes de realizar essas a\u00e7\u00f5es \u00e9 necss\u00e1rio que o seu cliente tenha concedido o seu contato via mensagens de texto. Ou seja, antes de enviar conte\u00fados promocionais, o destinat\u00e1rio deve ter preenchido algum formul\u00e1rio informado seus dados e tamb\u00e9m dizendo que deseja receber suas mensagens.<\/p>\n\n\n\n

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SMS Marketing: por que apostar para aumentar suas vendas?<\/h2>\n\n\n\n
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De acordo com uma pesquisa americana, 90% dos usu\u00e1rios de celulares checam todas as mensagens<\/a> recebidas no m\u00e1ximo 3 minutos ap\u00f3s o envio! Esse n\u00famero pode estar relacionado \u00e0 facilidade de uso do aparelho. Isso porque, as pessoas procuram manter seus celulares sempre \u00e0 m\u00e3o e est\u00e3o atentas para us\u00e1-lo, a fim de encontrar informa\u00e7\u00f5es ou verificar as \u00faltimas atualiza\u00e7\u00f5es em suas redes sociais.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, a aceita\u00e7\u00e3o para as mensagens de texto supera muito o e- mail. Enquanto mais de 90% das mensagens de texto s\u00e3o abertas, apenas 22% dos e-mails recebem a aten\u00e7\u00e3o dos clientes.<\/p>\n\n\n\n

Ainda est\u00e1 na d\u00favida se o SMS marketing \u00e9 mesmo uma boa estrat\u00e9gia para aumentar as suas vendas? Ent\u00e3o veja a seguir quais as vantagens dessa ferramenta!<\/p>\n<\/div>\n\n\n\n

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\"Exemplo
Exemplo SMS Marketing<\/figcaption><\/figure>\n<\/div>\n<\/div>\n\n\n\n

1. Otimiza\u00e7\u00e3o dos recursos<\/h3>\n\n\n\n

A alta taxa de abertura \u00e9 com certeza uma das principais vantagens do SMS marketing<\/a>. A probabilidade de o seu cliente ler uma mensagem de SMS \u00e9 muito maior do que e-mails, an\u00fancios e links org\u00e2nicos ou patrocinados.<\/p>\n\n\n\n

Isso porque, o SMS Marketing<\/strong> consegue atrair e manter a aten\u00e7\u00e3o do seu p\u00fablico-alvo, com o uso de links nas mensagens que direcionam para os canais de compras.<\/p>\n\n\n\n

Esse diferencial pode ser usado, por exemplo, para o envio de sms com descontos para clientes que abandonaram carrinhos na sua loja virtual<\/a>, o que aumenta \u2014 e muito! \u2014 as chances de efetiva\u00e7\u00e3o da venda.<\/p>\n\n\n\n

“Tivemos uma recupera\u00e7\u00e3o de 40% dos nossos carrinhos abandonados enviando promo\u00e7\u00f5es com descontos do tipo ‘S\u00d3 HOJE 20% DE DESCONTO'” – Gabriela \/ Loja de Bal\u00f5es<\/a> Bam Festas.<\/p>\n\n\n\n

2. Resultados em curto prazo<\/h3>\n\n\n\n

Como a a\u00e7\u00e3o de envio e recebimento do SMS Marketing<\/strong> \u00e9 muito r\u00e1pida, \u00e9 poss\u00edvel perceber os efeitos de uma campanha no mesmo dia do disparo da mensagem.<\/p>\n\n\n\n

Por isso mesmo, essa estrat\u00e9gia \u00e9 muito utilizada para a\u00e7\u00f5es de marketing mais pr\u00f3ximas das campanhas, com prazo de validade, como queimas de estoque, black friday<\/a> e outras a\u00e7\u00f5es que tenham como objetivo fomentar o senso de oportunidade no cliente.<\/p>\n\n\n\n

3. Excelente custo-benef\u00edcio<\/h3>\n\n\n\n

O investimento para o envio de SMS marketing \u00e9 relativamente baixo se comparado com o n\u00famero de clientes que s\u00e3o impactados.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o retorno sobre o investimento \u00e9 muito grande quando analisarmos o potencial de aumento nas vendas<\/a>, principalmente quando integrada a outros canais, como as redes sociais.<\/p>\n\n\n\n

4. Personaliza\u00e7\u00e3o das intera\u00e7\u00f5es comerciais<\/h3>\n\n\n\n

Com o SMS Marketing<\/strong> \u00e9 poss\u00edvel personalizar a comunica\u00e7\u00e3o com o seu p\u00fablico-alvo, desde a cita\u00e7\u00e3o do nome do cliente no corpo da mensagem at\u00e9 a identifica\u00e7\u00e3o de qual campanha ou oferta ser\u00e1 direcionada para ele.<\/p>\n\n\n\n

Assim, com base no hist\u00f3rico de compra do consumidor, \u00e9 poss\u00edvel oferecer produtos que complementem a mercadoria j\u00e1 adquirida (cross-sell) ou que a substitua por um modelo mais atualizado (upsell).<\/p>\n\n\n\n

Quer saber como fazer uma boa estrat\u00e9gia de vendas usando o SMS Marketing<\/strong>? Confira a seguir!<\/p>\n\n\n\n

Exemplos de SMS Marketing<\/h2>\n\n\n\n

SMS para varejo<\/h3>\n\n\n\n

J\u00e1 era uma tend\u00eancia mundial, e agora, mais recentemente, o envio de SMS marketing para varejo<\/span><\/strong> no relacionamento com o cliente j\u00e1 \u00e9 uma realidade muito atuante no universo varejista e no mundo corporativo. A populariza\u00e7\u00e3o do uso dos smartphones tem impulsionado fortemente essa pr\u00e1tica.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, existem por volta de 250 milh\u00f5es de linhas ativas no Brasil, o que representa um enorme potencial de mercado para os sistemas aderentes ao envio de mensagens de textos, tornando-se um canal cada vez mais barato, r\u00e1pido e com alto \u00edndice de leitura na primeira hora acima de 93%, ajudando os neg\u00f3cios a ficarem cada vez mais m\u00f3veis, permitindo o controle e a comunica\u00e7\u00e3o, n\u00e3o importando onde voc\u00ea esteja.<\/p>\n\n\n\n

\"\"<\/a><\/figure><\/div>\n\n\n\n

SMS para loja virtual<\/h3>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabia que mais de 80% das pessoas que acessam as lojas virtuais, escolhem os produtos mas abandonam a compra na metade do caminho?<\/p>\n\n\n\n

Essa a\u00e7\u00e3o \u00e9 chamada de carrinho abandonado<\/strong>. Ou seja, elas n\u00e3o finalizam a compra.<\/p>\n\n\n\n

Para reverter essa situa\u00e7\u00e3o, voc\u00ea pode utilizar o SMS para tentar recuperar compras que foram deixadas para tr\u00e1s. Com isso, ser\u00e1 poss\u00edvel converter em at\u00e9 40% mais ao contatar um cliente<\/a> que abandonou os produtos em seu e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

Abaixo, disponibilizamos alguns exemplos de mensagens para se utilizar em sua loja virtual:<\/p>\n\n\n\n

Promo\u00e7\u00f5es<\/h4>\n\n\n\n
“[BLACK FRIDAY COMTELE] solicite sua recarga com b\u00f4nus de at\u00e9 50%. Essa promo\u00e7\u00e3o \u00e9 v\u00e1lida at\u00e9 amanh\u00e3. Saiba mais no link https:\/\/cmtl.io\/05af74a7”<\/div>\n\n\n\n

Cupons de desconto<\/h4>\n\n\n\n
“[CUPOM COMTELE] apresente o cupom COMTELE15 na loja mais pr\u00f3xima e ganhe 15% de desconto na sua pr\u00f3xima compra.”<\/div>\n\n\n\n

Fideliza\u00e7\u00e3o<\/h4>\n\n\n\n
“[COMTELE] Feliz Anivers\u00e1rio ANA, nesse dia t\u00e3o especial voc\u00ea ganhou 20% de desconto em qualquer uma de nossas lojas.”<\/div>\n\n\n\n

Como aumentar em at\u00e9 200% sua taxa de convers\u00e3o com o uso do SMS<\/h2>\n\n\n\n

Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe as potencialidades e benef\u00edcios do SMS marketing, veja a seguir como fazer uma campanha matadora!<\/p>\n\n\n\n

\"Aumentar
Aumentar Vendas SMS Marketing<\/figcaption><\/figure><\/div>\n\n\n\n

Seja objetivo<\/h3>\n\n\n\n

O SMS marketing possui um n\u00famero de caracteres restrito por mensagem, por isso \u00e9 importante ser claro e objetivo na sua comunica\u00e7\u00e3o, e tamb\u00e9m manter o foco na a\u00e7\u00e3o de vendas!<\/p>\n\n\n\n

Desperte a curiosidade<\/h3>\n\n\n\n

Para elevar a taxa de engajamento, comece a mensagem de forma a incentivar a leitura completa da mensagem. Seja criativo, din\u00e2mico e n\u00e3o resuma todo o conte\u00fado nas primeiras linhas. Encoraje o cliente a continuar acompanhando o conte\u00fado!<\/p>\n\n\n\n

Respeite hor\u00e1rios comerciais<\/h3>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabia que respeitar o hor\u00e1rio comercial para o envio de SMS marketing faz toda a diferen\u00e7a na aceita\u00e7\u00e3o da sua mensagem? Esse ser\u00e1 o diferencial entre aproximar um cliente e afast\u00e1-lo da marca de forma definitiva. Afinal, ningu\u00e9m quer ser acordado no meio da madrugada com um aviso de mensagem no celular.<\/p>\n\n\n\n

Fa\u00e7a a\u00e7\u00f5es que incentive o senso de oportunidade<\/h3>\n\n\n\n

Como j\u00e1 vimos, o SMS marketing \u00e9 um recurso de comunica\u00e7\u00e3o \u00e1gil, sendo ideal para a divulga\u00e7\u00e3o de promo\u00e7\u00f5es e a\u00e7\u00f5es com prazos determinados. Essa estrat\u00e9gia atrai o cliente de forma imediata e ainda fomenta o senso de oportunidade, sendo ideal para as campanhas da Black Friday!<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Isso porque, na Black Friday voc\u00ea precisa de uma comunica\u00e7\u00e3o r\u00e1pida para atrair o cliente. Como esse tipo de campanha \u00e9 geralmente anunciado de um dia para o outro, \u00e9 necess\u00e1rio ser assertivo, e apostar em uma estrat\u00e9gia que realmente chegar\u00e1 at\u00e9 o seu p\u00fablico-alvo. Assim, o SMS marketing \u00e9 ideal, pois ele garante a agilidade e efici\u00eancia que este tipo de a\u00e7\u00e3o requer.<\/p>\n\n\n\n

Fa\u00e7a a divulga\u00e7\u00e3o de links<\/h3>\n\n\n\n

O SMS marketing \u00e9 uma \u00f3tima op\u00e7\u00e3o para direcionar clientes para o seu e-commerce e outras plataformas de vendas ou relacionamento. Voc\u00ea pode, por exemplo, divulgar as promo\u00e7\u00f5es da loja e direcionar o cliente para o link de compra. Se o link estiver muito grande, use os redutores de URLs<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Evite SPAM<\/h3>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabia que para enviar SMS marketing voc\u00ea precisa de autoriza\u00e7\u00e3o do cliente? Caso contr\u00e1rio, o conte\u00fado vira SPAM. Fique atento, pois o uso indevido das informa\u00e7\u00f5es poder\u00e1 ter efeito contr\u00e1rio do pretendido, ou seja, pode gerar no seu p\u00fablico-alvo uma antipatia pela marca.<\/p>\n\n\n\n

Mantenha um cadastro ativo dos clientes<\/h3>\n\n\n\n

Incentive os consumidores e visitantes da loja \u2014 virtual ou f\u00edsica \u2014 a efetuarem cadastro. Pe\u00e7a somente informa\u00e7\u00f5es relevantes e certifique-se de que eles desejam receber os informativos da empresa via SMS marketing.<\/p>\n\n\n\n

Fideliza\u00e7\u00e3o dos clientes<\/h3>\n\n\n\n

Manter um cliente \u00e9 mais barato do que conquistar um novo. Portanto, use o SMS marketing para oferecer ofertas exclusivas, vantagens e facilidades para manter os consumidores ativos, utilizando para isso uma comunica\u00e7\u00e3o estrat\u00e9gica.<\/p>\n\n\n\n

Veja a import\u00e2ncia da qualidade no atendimento ao cliente<\/a> nesse nosso artigo.<\/p>\n\n\n\n

Fique atento \u00e0s datas comerciais<\/h3>\n\n\n\n

As datas comerciais como Natal e Dia das M\u00e3es devem fazer parte da sua estrat\u00e9gia de a\u00e7\u00e3o via SMS marketing, pois s\u00e3o datas que possuem forte gatilho mental, quando as pessoas est\u00e3o mais propensas a comprar.<\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, as a\u00e7\u00f5es com prazo de validade podem estar relacionadas a datas comerciais e comemorativas. Utilize as informa\u00e7\u00f5es de cadastro para identificar o tipo de cliente e qual promo\u00e7\u00e3o pode se encaixar melhor no perfil dele.<\/p>\n\n\n\n

Mantenha uma comunica\u00e7\u00e3o constante<\/h3>\n\n\n\n

Parabenizar pelo anivers\u00e1rio, agradecer as compras efetuadas e informar sobre oportunidades s\u00e3o estrat\u00e9gias para se aproximar do seu p\u00fablico-alvo. Apesar de ser a\u00e7\u00f5es simples, esse tipo de comunica\u00e7\u00e3o faz com que o cliente se sinta importante e especial.<\/p>\n\n\n\n