{"id":7425,"date":"2017-11-28T09:43:13","date_gmt":"2017-11-28T11:43:13","guid":{"rendered":"https:\/\/v5.comtele.com.br\/?p=7425"},"modified":"2021-09-13T16:00:25","modified_gmt":"2021-09-13T19:00:25","slug":"fidelizacao-de-clientes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/comtele.com.br\/blog\/fidelizacao-de-clientes\/","title":{"rendered":"Fideliza\u00e7\u00e3o de clientes: dicas para reter clientes de forma eficiente"},"content":{"rendered":"\n

Com certeza voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar sobre a import\u00e2ncia da fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/strong>. Essa estrat\u00e9gia \u00e9 \u00fatil para qualquer empresa, especialmente porque, quando bem aplicada, ela contribui para a melhora nos resultados de vendas.<\/p>\n\n\n\n

A inten\u00e7\u00e3o por tr\u00e1s da fideliza\u00e7\u00e3o de clientes tamb\u00e9m \u00e9 facilmente explicada pela m\u00e1xima: “manter um cliente \u00e9 at\u00e9 10x mais barato do que conquistar um novo<\/span><\/em>“.<\/p>\n\n\n\n

ideia de fidelidade<\/strong> da clientela pode parecer simples, mas essa \u00e9 uma t\u00e9cnica que pode ser desenvolvida atrav\u00e9s dos mais variados formatos, buscando atingir diferentes p\u00fablicos e acertar no que o mercado pede para cada neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Neste artigo, vamos mostrar algumas estrat\u00e9gias para fidelizar seus clientes de uma maneira eficiente<\/span>, al\u00e9m de explicar como esse m\u00e9todo pode ser um diferencial para o sucesso do seu neg\u00f3cio. Confira!<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 fideliza\u00e7\u00e3o de clientes e por que ela \u00e9 importante?<\/h2>\n\n\n\n

Por defini\u00e7\u00e3o, a fideliza\u00e7\u00e3o de clientes \u00e9 “o ato de tornar clientes em pessoas fi\u00e9is ao seu produto, marca ou servi\u00e7o”<\/em>. N\u00e3o \u00e0 toa, todo bom empreendedor sabe que essa estrat\u00e9gia \u00e9 t\u00e3o importante quanto atrair novos consumidores para o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

A maioria dos especialistas em empreendedorismo garantem que sem a fideliza\u00e7\u00e3o, os novos neg\u00f3cios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance<\/strong> de aumentar os lucros ou expandir a opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, como j\u00e1 dito, \u00e9 muito mais barato agradar um cliente que j\u00e1 consumiu (ou consome) produtos e\/ou servi\u00e7os da sua empresa, do que fazer for\u00e7as para conquistar um indiv\u00edduo que nunca ouviu falar do seu neg\u00f3cio<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Boas estrat\u00e9gias e programas de fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/a> trazem diversos benef\u00edcios \u00e0 empresa. Entre eles:<\/p>\n\n\n\n