{"id":7425,"date":"2017-11-28T09:43:13","date_gmt":"2017-11-28T11:43:13","guid":{"rendered":"https:\/\/v5.comtele.com.br\/?p=7425"},"modified":"2021-09-13T16:00:25","modified_gmt":"2021-09-13T19:00:25","slug":"fidelizacao-de-clientes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/comtele.com.br\/blog\/fidelizacao-de-clientes\/","title":{"rendered":"Fideliza\u00e7\u00e3o de clientes: dicas para reter clientes de forma eficiente"},"content":{"rendered":"\n
Com certeza voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar sobre a import\u00e2ncia da fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/strong>. Essa estrat\u00e9gia \u00e9 \u00fatil para qualquer empresa, especialmente porque, quando bem aplicada, ela contribui para a melhora nos resultados de vendas.<\/p>\n\n\n\n A inten\u00e7\u00e3o por tr\u00e1s da fideliza\u00e7\u00e3o de clientes tamb\u00e9m \u00e9 facilmente explicada pela m\u00e1xima: “manter um cliente \u00e9 at\u00e9 10x mais barato do que conquistar um novo<\/span><\/em>“.<\/p>\n\n\n\n A ideia de fidelidade<\/strong> da clientela pode parecer simples, mas essa \u00e9 uma t\u00e9cnica que pode ser desenvolvida atrav\u00e9s dos mais variados formatos, buscando atingir diferentes p\u00fablicos e acertar no que o mercado pede para cada neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n Neste artigo, vamos mostrar algumas estrat\u00e9gias para fidelizar seus clientes de uma maneira eficiente<\/span>, al\u00e9m de explicar como esse m\u00e9todo pode ser um diferencial para o sucesso do seu neg\u00f3cio. Confira!<\/p>\n\n\n\n Por defini\u00e7\u00e3o, a fideliza\u00e7\u00e3o de clientes \u00e9 “o ato de tornar clientes em pessoas fi\u00e9is ao seu produto, marca ou servi\u00e7o”<\/em>. N\u00e3o \u00e0 toa, todo bom empreendedor sabe que essa estrat\u00e9gia \u00e9 t\u00e3o importante quanto atrair novos consumidores para o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n A maioria dos especialistas em empreendedorismo garantem que sem a fideliza\u00e7\u00e3o, os novos neg\u00f3cios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance<\/strong> de aumentar os lucros ou expandir a opera\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, como j\u00e1 dito, \u00e9 muito mais barato agradar um cliente que j\u00e1 consumiu (ou consome) produtos e\/ou servi\u00e7os da sua empresa, do que fazer for\u00e7as para conquistar um indiv\u00edduo que nunca ouviu falar do seu neg\u00f3cio<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Boas estrat\u00e9gias e programas de fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/a> trazem diversos benef\u00edcios \u00e0 empresa. Entre eles:<\/p>\n\n\n\n A fideliza\u00e7\u00e3o de clientes \u00e9 um trabalho di\u00e1rio, pois gra\u00e7as a essa manuten\u00e7\u00e3o constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua perman\u00eancia no mercado. <\/p>\n\n\n\n O objetivo de fidelizar os clientes <\/strong>\u00e9 fazer com que os mesmos\u00a0se tornem defensores e divulgadores da marca<\/span>. Por isso, \u00e9 comum dizer que as estrat\u00e9gias de fideliza\u00e7\u00e3o fazem parte do\u00a0Marketing de Relacionamento<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n O Marketing de Relacionamento engloba estrat\u00e9gias de constru\u00e7\u00e3o e dissemina\u00e7\u00e3o da marca, prospec\u00e7\u00e3o, cria\u00e7\u00e3o de autoridade no mercado e, claro, fideliza\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n As possibilidades se tornam infinitas quando o cliente est\u00e1 inserido no mundo da empresa. Para que isso aconte\u00e7a, suas estrat\u00e9gias de comunica\u00e7\u00e3o precisam ser criadas em cima das percep\u00e7\u00f5es de seus consumidores e do que a sua organiza\u00e7\u00e3o precisa<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n A fideliza\u00e7\u00e3o dos consumidores<\/span> tamb\u00e9m permite \u00e0 empresa tornar-se uma refer\u00eancia no mercado, justamente por conta das boas experi\u00eancias oferecidas ao p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n Quando falamos em tornar-se refer\u00eancia no mercado, um dos casos mais recentes de sucesso \u00e9 o Nubank<\/a>. O banco digital que come\u00e7ou como uma startup tem alavancado milhares de clientes todos os meses, que chegam \u00e0 empresa gra\u00e7as \u00e0 sua boa reputa\u00e7\u00e3o<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Para conseguir isso, o Nubank basicamente criou um relacionamento em que oferece vantagens para seus clientes<\/strong>, que v\u00e3o desde a facilidade na abertura e manuten\u00e7\u00e3o da conta, at\u00e9 o n\u00e3o pagamento de taxas mensais comuns em outras institui\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Esse \u00e9 um bom exemplo para entender como funciona a fideliza\u00e7\u00e3o de clientes na pr\u00e1tica<\/span>: com foco no atendimento ao cliente e nas vantagens que pode oferecer ao mesmo, a fintech est\u00e1 superando bancos tradicionais.<\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea interage com os clientes regularmente, \u00e9 capaz de identificar seus problemas. Essa informa\u00e7\u00e3o pode ser usada para ajustar suas mensagens e ajud\u00e1-lo a atingir as expectativas deles. Escutar o feedback de clientes contribui ainda para ajud\u00e1-los a entender quais funcionalidades ou servi\u00e7os devem ser mantidos ou at\u00e9 mesmo melhorados.<\/p>\n\n\n\n Canais de comunica\u00e7\u00e3o s\u00e3o os m\u00e9todos utilizados pela empresa para entrar em contato com o p\u00fablico-alvo a fim de divulgar seu servi\u00e7o ou para acompanhar um processo de venda e at\u00e9 solicitar feedback<\/span> para o cliente, atrav\u00e9s de pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o<\/a>, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Entretanto, independente do canal de comunica\u00e7\u00e3o que sua empresa resolva adotar, a\u00a0comunica\u00e7\u00e3o<\/strong> com o cliente<\/strong>\u00a0deve ter caracter\u00edsticas que a torne \u00fatil, ou seja, que o cliente assimile exatamente a mensagem que deseja transmitir. Entre elas podemos citar:<\/p>\n\n\n\n A mensagem precisa ter uma estrutura de forma clara, sem rodeios ou margem para diversas interpreta\u00e7\u00f5es, e assim tirar o foco do cliente na informa\u00e7\u00e3o que precisa ser passada. Envios de sms marketing<\/a> s\u00e3o exemplos de uma comunica\u00e7\u00e3o via marketing digital que captam a aten\u00e7\u00e3o do cliente justamente por trazer a informa\u00e7\u00e3o pura e simples.<\/p>\n\n\n\n A periodicidade de contatos com o cliente tamb\u00e9m \u00e9 fundamental para que a comunica\u00e7\u00e3o seja eficiente, pois as mensagens enviadas podem se complementar, instigar e manter o cliente conectado \u00e0 empresa.<\/p>\n\n\n\n Aqui est\u00e1 uma das chaves da fideliza\u00e7\u00e3o de clientes, se comunicar n\u00e3o apenas para vender algo, mas para, por exemplo, dar parab\u00e9ns pelo seu anivers\u00e1rio ou oferecer um brinde e assim o atrair para verificar as novidades\/lan\u00e7amentos, s\u00e3o algumas t\u00e1ticas de marketing digital<\/a> certeiras que as empresas utilizam para fidelizar o seu cliente, a sua marca.<\/p>\n\n\n\n Um p\u00fablico-alvo pode possuir v\u00e1rios perfis, daqueles que valorizam o status da marca \u00e0queles que compram pela conveni\u00eancia da oferta. A linguagem deve ser apropriada para cada cliente, criando uma conversa que envolva, mais humana e sempre de forma personalizada.<\/p>\n\n\n\n Especificando ainda mais a comunica\u00e7\u00e3o via marketing digital com o cliente, \u00e9 poss\u00edvel personalizar cada contato levando em conta o hist\u00f3rico do cliente, suas prefer\u00eancias e comportamento na jornada de compra. Comtele com sms online realiza os envios personalizados com nome, data, enfim, com a v\u00e1riavel que \u00e9 relevante ao seu neg\u00f3cio, garantindo um maior retorno a sua campanha.<\/p>\n\n\n\n Para conseguir bons resultados com a fideliza\u00e7\u00e3o de clientes, algumas estrat\u00e9gias podem funcionar mais que outras<\/strong>, dependendo das caracter\u00edsticas do neg\u00f3cio em quest\u00e3o. Assim, \u00e9 importante investir em t\u00e9cnicas complementares, como um bom servi\u00e7o de atendimento ao cliente<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Vale ressaltar que esta \u00e9 uma t\u00e9cnica que n\u00e3o age apenas no curto prazo, pelo contr\u00e1rio, seu objetivo \u00e9 criar uma rela\u00e7\u00e3o cont\u00ednua e, preferencialmente, progressiva com o consumidor, fazendo com que este se torne um f\u00e3 da sua marca<\/span>.<\/p>\n\n\n\n Entre as principais dicas e estrat\u00e9gias<\/strong> para essa fideliza\u00e7\u00e3o acontecer, destacamos:<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea sabe como seu cliente se comporta? Antes de partir para a proje\u00e7\u00e3o de brindes e programas de fidelidade, voc\u00ea precisa conhecer a fundo o seu p\u00fablico-alvo<\/strong>. Caso contr\u00e1rio, como voc\u00ea vai oferecer os benef\u00edcios que eles realmente querem?<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 fideliza\u00e7\u00e3o de clientes e por que ela \u00e9 importante?<\/h2>\n\n\n\n
Como conquistar e fidelizar clientes<\/h2>\n\n\n\n
Case de sucesso<\/h3>\n\n\n\n
Ou\u00e7a seu cliente<\/h3>\n\n\n\n
Clareza<\/h4>\n\n\n\n
Frequ\u00eancia<\/h4>\n\n\n\n
Linguagem apropriada<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Personaliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Dicas e estrat\u00e9gia de fideliza\u00e7\u00e3o de clientes<\/h2>\n\n\n\n
Conhe\u00e7a o seu p\u00fablico-alvo<\/h3>\n\n\n\n