As vantagens de investir em Mobile Marketing

Saiba as vantagens do Mobile Marketing para o seu negócio

Investir em mobile marketing é essencial para qualquer empesa nos dias atuais.  Isso porque o número de usuários de smartphones cresce a cada dia, e cada vez mais as pessoas usam seus aparelhos móveis como principal fonte de acesso à internet.

Para se ter uma idéia celular é o principal meio de acesso a internet no Brasil, como aponta IBGE. O uso do telefone celular para acessar a internet ultrapassou o do computador pela primeira vez no Brasil. É o que aponta o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014 divulgado hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mais da metade dos 67 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter acesso à internet em 2014 (54,9%). Em 2013, esse percentual era 48%. Mais de 60% dessas casas estavam na área urbana.  O celular para navegar na rede era usado em 80,4% das casas com acesso à internet, já o computador para esse fim estava em 76,6% desses domicílios e teve queda na comparação com 2013 (88,4%).

O número de pessoas que acessou a internet por equipamentos eletrônicos diferentes do computador teve crescimento de 155,6% de 2013 para 2014, alcançando 10,5% da população de 10 anos ou mais de idade. O acesso à internet era uma realidade em 88,9% dos domicílios com rendimento mensal domiciliar per capita de mais de 5 salários mínimos. Apenas 25,3% dos domicílios com renda inferior a um quarto do salário mínimo tinham internet.

Os consumidores também têm mudado seus hábitos de consumo e seguido essa tendência. O número de brasileiros que faz compras on-line semanalmente cresceu 25%, enquanto os que usam dispositivos móveis cresceram 82%.

Números tão impressionantes quanto estes não deixam dúvidas: Investir em mobile marketing é indispensável para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais.  Mas você sabe o que é mobile marketing?  Vamos ajudá-lo a compreender o tema neste artigo, vamos lá!

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O que é Mobile Marketing?

O Mobile Marketing pode ser descrito como o conjunto de estratégias, ferramentas e ações que permite às empresas entrar em contato com o consumidor através do celular, aproveitando essa plataforma para divulgar informações, produtos, serviços e promoções.  Mais do que apenas comunicar com os celulares por aí, as empresas que investem no marketing mobile precisam pensar na mobilidade como um fenômeno que toma conta do setor de tecnologia e que já está presente nas mãos dos consumidores.

Os aparelhos móveis como tablets, celulares e smartphones permitem que os usuários interajam com seus amigos e familiares de forma rápida a qualquer momento, onde quer que eles estejam.  Ciente destas vantagens, muitas empresas passaram a buscar maneiras para também se aproximar de seus clientes através destes aparelhos móveis, seja para tornar suas marcas mais conhecidas no mercado ou para aumentar o número de vendas.  Sendo assim, podemos dizer que o Mobile Marketing é o conjunto de estratégias de marketing que buscam aproveitar das características e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir, se relacionar e influenciar os clientes e possíveis clientes de sua empresa, em qualquer aparelho móvel que os usuários utilizam no seu dia a dia. 

Investir em Mobile Marketing pode ser uma boa saída para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, oferecendo várias vantagens para as empresas que investem nestas ações para a promoção com os clientes. Foi a maneira encontrada para se aproximar sua empresa do seu público alvo, fortalecer a marca no mercado e até utilizar esses dispositivos para aumentar as vendas. Essa aproximação utiliza as funcionalidades de dispositivos móveis, como localização, notificações push, entre outras, para aumentar o contato da marca com o usuário.

Com a evolução das tecnologias, que permitiram a criação dos smartphones, tablets e demais gadgets, como o smartwatch, o conceito de mobile marketing foi se desenvolvendo também para estas plataformas e, atualmente, compreende todas as formas de comunicação enviadas para dispositivos móveis, ao passo em que se possibilita uma gama maior de ferramentas de comunicação, tendo em vista que se antes era permitido apenas o envio de mensagem de texto, atualmente, podem ser enviadas imagens, vídeos e áudios como forma de se atrair determinado consumidor a conhecer os produtos ou serviços da sua empresa. 

As estratégias de mobile marketing são uma resposta para um novo modelo de negócio em expansão, o M-Commerce, venda eletrônica de bens e serviços onde as transações são feitas total ou parcialmente por dispositivos móveis, pagamentos via SMS, pagamentos feitos com smartcards habilitados no aparelho móvel ou cobrança na conta do telefone celular, por exemplo.

Como usar a mobilidade a favor da sua empresa?

Se a sua empresa já investe em marketing digital, o Mobile Marketing pode funcionar como uma ferramenta de complemento às estratégias utilizadas, tendo a finalidade de reforçar e fortalecer a comunicação digital emitida pela sua organização. Se a sua empresa ainda não tem um trabalho de comunicação na internet, começar pelo Mobile Marketing nem sempre pode apresentar resultados satisfatórios, pois ele se apresenta principalmente como uma ferramenta de comunicação complementar, para dar suporte e reforçar as estratégias de comunicação e não deve ser levado como a principal forma de comunicação digital de uma empresa.  Então, para que se consiga lucrar com o mobile marketing faz-se indispensável que haja um bom planejamento de marketing digital funcionando por trás da sua campanha de comunicação. 

A comunicação com seu público pode ser ainda mais rápida se sua empresa investir em uma estratégia de mobile marketing.  Lembre-se que as pessoas ficam ao lado de seus aparelhos celulares quase o dia inteiro, checando atualizações e notificações várias vezes ao dia.  Esta característica pode aumentar ainda mais a eficiência de suas mensagens, facilitando a interação com seus clientes e, com isso, a conquista de resultados. 

Algumas ferramentas de Mobile Marketing

Através de um simples envio de SMS ou E-mail Marketing você pode informar seus clientes de promoções e descontos exclusivos quase que em tempo real, sendo mais barato e eficiente que o envio de mala direta, por exemplo.

SMS Marketing-> O serviço Torpedo Online esta disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais. Web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em emails. Mandar SMS é muito utilizado para o envio de mensagens celular de texto curtos, através de telefones celulares. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar. A grande vantagem de mandar torpedo Comtele, é que própria empresa que contrata o serviço, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros.

E-Mail Marketing-> Através da ferramenta de envio de Email Marketing Comtele você terá um excelente alcance pois um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na Internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada às suas vidas. Não são poucas as pessoas que vão além e são até compulsivas com seu uso, passando o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Isso é extremamente comum, principalmente em ambiente corporativo. Somado a isso, o fato de quase todo mundo ter um smartphone faz o email ganhar ainda mais força. Além disso, os emails são uma forma de contato mais direta e personalizada. Enviar emails segmentados para públicos segmentados é uma forma de direcionar mensagens relevantes para aqueles que de fato desejam receber algum tipo de comunicação de sua empresa. Ao fazer isso, sua empresa se estabelece como fonte de conteúdo relevante, aumentando a autoridade e credibilidade do seu cliente junto a campanha enviada.

Como Utilizar na Rotima da sua emmpresa o Mobile Marketing

O mobile marketing pode estar integrado às outras ferramentas de comunicação utilizadas pela sua empresa, como sites, redes sociais, hotsites e outras, funcionando principalmente para ser mais uma forma de comunicação para com o seu público-alvo.  Podem-se dividir os principais benefícios de se utilizar o mobile marketing em duas grandes categorias:

1) Relacionamento: Ao receber uma mensagem da sua empresa, o cliente estará sendo abordado pela sua marca e irá lembrar de tudo o que ele sabe sobre ela. Se o cliente gosta da sua empresa, o que é bastante provável, reconhecendo-se que ele tenha se cadastrado para receber informações por celular, ele ficará atualizado sobre as novas estratégias da sua empresa e, com isso, poderá tomar mais facilmente a decisão de comprar ou adquirir determinado produto ou serviço.  Por ter um alto teor de aproximação, permitindo uma personalização para cada cliente, o Mobile Marketing é considerado como uma ferramenta que investe no marketing de relacionamento, sendo que isso é sempre rentável a curto, médio e longo prazo, estabelecendo-se que um cliente que simpatiza com a sua empresa irá comprar e ser fidelizado e, se continuar simpatizando, poderá inclusive indicá-la para as suas redes de contatos.

2) Venda: O Mobile Marketing pode ser utilizado como uma ferramenta de promoção, ou seja, para você divulgar os seus produtos para o consumidor. Conforme a sua base de dados, a sua empresa pode ofertar exatamente aquilo que o cliente está precisando no momento.  Um exemplo desta venda direta pode ser percebido através da navegação na internet por smartphones ou tablets. Ao acessar um site e digitar uma busca, os bancos de dados conseguem colocar os anúncios que aquele cliente já esteve procurando em outros sites, aumentando as chances de que ele encontre na sua empresa aquilo que estava procurando em outro site.

Como você pode ver, criar uma estratégia de mobile marketing não é tarefa fácil, mas os benefícios que uma estratégia como esta podem gerar para sua empresa são muito grandes para serem ignorados.

Em todo o processo de comunicação digital a Comtele oferece a sua empresa ferramentas com melhor custo x beneficio do mercado que geram personalização, retorno e efetividade a sua comunicação.

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