Tendências de Marketing Digital para Setor de Turismo e Eventos

Saiba quais são as tendências de Marketing Digital para utilizar no Setor de Turismo e Eventos.

As empresas já perceberam a importância de estarem presentes no ambiente digital. Mas muitos empreendedores ainda se perguntam se é realmente necessário ter uma estratégia on-line para a sua empresa.  Se esse for o seu caso, atente-se aos números: o Brasil possui atualmente cerca de 210 milhões de habitantes. Segundo pesquisa realizada pela agência de marketing We Are Social em janeiro de 2015, o país possui um total de 110 milhões de usuários ativos na internet, o que corresponde a praticamente metade de sua população.  Isso significa que o brasileiro está mais conectado do que nunca. Sendo assim, é preciso entender como utilizar os recursos de marketing digital para administrar a presença on-line da sua marca, trazendo assim resultados efetivos em termos de posicionamento e gestão.

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Neste artigo, vamos abordar as mais novas tendências do setor e dicas de como conquistar e fidelizar seu cliente neste segmento. Ficou interessado? Então vamos lá!

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Retomando crescimento no setor de Turismo

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O mercado do turismo é bastante sensível aos acontecimentos do Brasil e do mundo, sejam eles políticos, atentados terroristas ou epidemias. Qualquer ato externo pode deixar o turista inseguro em buscar determinado destino, por exemplo.  Já no cenário interno, frente aos mais recentes acontecimentos políticos brasileiros, o turismo logo é impactado pela variação cambial, que influencia sempre no fluxo de vendas. O importante é que, independente disso, a categoria segue trabalhando sempre em busca de resultados melhores.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) – entidade que reúne os maiores empresários de turismo no mundo – divulgou o estudo anual “Viagens e Turismo: Impacto Econômico”, com dados coletados em 184 países. O Brasil aparece em 6º lugar no ranking de países, que leva em conta vários indicadores do setor – importância do turismo para o PIB (Produto Interno Bruto), geração de empregos, divisas geradas por turistas internacionais e investimentos públicos e privados.

Nos últimos anos a categoria tem atuado de forma mais unida, buscando o diálogo entre os diversos segmentos do nosso setor. Isso se reflete principalmente entre as entidades e associações do turismo, que tem buscado atuar de forma unificada na busca por melhorias e pelas próprias reivindicações do setor, trazendo bons resultados para todos.

As empresas atribuem o bom desempenho dos negócios à expectativa de reação da economia e ao aumento da demanda interna por viagens. Dados do setor aéreo, por exemplo, revelam que houve crescimento de 5,4% na demanda por voos domésticos em março, em comparação com o mesmo período do ano passado. “É importante destacar que o aumento da procura por voos acontece em meio à retomada do turismo de negócios e maior número de feriados prolongados”, destaca o boletim elaborado pela Fundação Getulio Vargas.

Marketing Digital para Turismo: o que é e por que investir nele?

O marketing mudou ao longo dos anos. As ações intrusivas e impessoais das marcas já não fazem efeito e a forma de conversar com o público já é outra. O marketing digital é uma das ferramentas do marketing que ajuda diversas empresas a gerar Leads e criar conteúdo relevante para as suas personas.

Com o crescimento da Internet, não é mais possível pensar em ações isoladas na Internet. Seja qual for seu negócio, com toda a certeza uma parcela significativa de seus consumidores é representada por usuários frequentes da Internet que acessam a rede mais do que qualquer outra mídia. Assim, incluir a Internet como parte de seu planejamento de marketing, criando ações integradas que permitam utilizar melhor os recursos disponíveis, é fundamental.  A Internet se tornou um ambiente que afeta o marketing de sua empresa de diversas formas, seja na comunicação corporativa, seja na publicidade, e continuará afetando o marketing mesmo que você não invista um centavo nela. Ao contrário da mídia tradicional, em que o controle é dos grupos empresariais, na Internet o controle é do consumidor. Assim, mesmo que você não participe dela, seus consumidores estão lá, falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com as da concorrência, e, finalmente, buscando formas de se relacionar com sua marca.

Investir no Marketing Digital é essencial, para saber chegar a esses clientes da maneira correta. Isso vai ajudar sua empresa a ter um bom posicionamento diante dos motores de busca. Se você não investir em marketing digital, você não só estará abrindo mão de falar sobre sua empresa para seus consumidores como estará deixando abertas as portas para que todos falem sobre sua empresa sem que você tome conhecimento ou possa participar do processo. Portanto, não se iluda: diferentemente das outras mídias, a Internet afeta seu negócio independentemente de sua vontade.

Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados.

Operadoras e agências de turismo que visam aumentar a atuação no mercado e conquistar uma posição privilegiada neste segmento, também têm de estar atentas às ferramentas de marketing digital. Uma razão muito simples justifica essa necessidade: a presença online de potenciais clientes, isto é, de quem busca esse tipo de serviço.

Uma coisa é certa, sem planejamento nem a melhor estratégia pode alcançar bons resultados. É necessário pautar os melhores caminhos para seguir, conheça o mercado que está pisando, defina seu público-alvo e persona, analise a concorrência e planeje cada ação de Marketing para cada etapa do funil de vendas.

Segmente Email Marketing

Para ter sucesso no mundo virtual, não basta abrir uma loja online. É necessário análise de clientes, de concorrentes, para depois estabelecer quais as ferramentas serão usadas, por isso é tão importante fazer o uso do marketing digital de maneira correta. O planejamento deverá ser realizado mês a mês dando foco nas principais metas a alcançar e quais os meios para se chegar lá.

  • Conheça seu Público: Saber qual o público-alvo que a sua agência e operadora de turismo quer atender na internet é primordial. Para isso, faça um estudo dos tipos de pessoas que buscam seu produto, quais as necessidades e o momento de compra. Com estas informações em mãos, faça uma lista de palavras-chave que este seu potencial cliente poderia procurar no Google e defina como será a apresentação do produto para cada tipo de cliente e de busca, tornando a informação relevante para cada tipo de cliente da sua agência e operadora de turismo. Uma das melhores  formas de saber qual tipo de público sua agência possui é realizando uma pesquisa é via Torpedo SMS, visto que com esta ferramenta você consegue enviar pesquisas personalizadas de acordo com a sua necessidade, obtendo assim a informação que deseja de forma rápida e com um excelente custo x beneficio.

Conhecer o seu cliente fará com que sua empresa cresça e isto é um fato. Sendo assim é extremamente  necessário, que os profissionais que vão atuar no setor de atendimento, sejam treinados para conhecerem muito bem a empresa e todos os seus produtos, além do perfil de consumidores.

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O marketing foi desenvolvido desde os anos de 1950 como um instrumento mercadológico de direcionamento de criação e produção de bens, serviços e, posteriormente de idéias, para a satisfação das necessidades e desejos das pessoas. O Pensamento Estratégico nunca foi tão importante como nos dias de hoje.  Empreender é fundamental para se obter êxito em qualquer segmento do mercado e, para encurtar o caminho para o sucesso, investir em divulgação e comunicação é simplesmente indispensável. Diante desse contexto, é muito importante conhecer as estratégias de marketing para a área de turismo.  Há alguns anos, esse tema suscitava alguma polêmica, pois os profissionais do ramo relutavam em fazer qualquer tipo de publicidade/propaganda pois não julgavam necessários este tipo de contato mais personalizado com cliente.

Segmente Email Marketing

Hoje, em qualquer segmento que deseja ter mais credibilidade, é imprescindível possuir um site completo. Uma boa página virtual serve não apenas para fazer a sua divulgação, mas também para mostrar que você realmente é um profissional sério e respeitável.  Além de escolher um layout sóbrio, você deve colocar o máximo de informações úteis nesse local. É fundamental disponibilizar todas as formas de contato, como telefones, e-mail e a localização física da sua agência. Além disso, você pode divulgar todas a sua estrutura, equipe e também os seus diferenciais competitivos.

Seu site é a porta de entrada e o centro de todas as informações para qualquer novo cliente.  Por isto, mantenha a home page atualizada, com informações claras e com “iscas” para o primeiro contato, como banners ou botões que direcionam o visitante para uma ação.

  • Interatividade: O conteúdo interativo é capaz de envolver o usuário de modo muito mais ativo, fazendo com que ele não sinta, em momento algum, vontade de abandoná-lo. Diferentemente do marketing tradicional, um conteúdo oferecido de modo interativo é capaz de durar muito mais – sendo ele dificilmente vencido pelo tempo de publicação. Na hora de definir o que é conteúdo interativo, cabe destacar que ele pode ser oferecido nos mais variados formatos: por meio de conteúdos exclusivos, promoções, vídeos (em que o usuário não só o assista como também participe), jogos, pesquisas (também capazes de auxiliar no feedback da empresa) e até mesmo simples posts de redes sociais compostos por imagem e texto – desde que tenham, por trás, uma proposta interessante e criativa. Com a comunicação deixando de ser unilateral várias possibilidades se abrem e agora a sua empresas pode criar interações ricas com seu público.
  • Redes Sociais: As redes sociais já estão onipresentes nas nossas vidas. Seja por meio de fotos no Instagram, de notícias no Twitter ou da interação com familiares e amigos no Facebook, essas plataformas se integraram profundamente a nosso cotidiano. E é claro que as empresas não deixariam essa oportunidade de turbinar sua comunicação com o cliente passar. O uso das redes sociais segmento Turismo é cada vez mais comum, seja no marketing ou como item de interação nas páginas de detalhes de produtos ou atendimento aos clientes. Essa é uma tendência irreversível no mundo inteiro e exige dos gestores de comércio eletrônico uma reestruturação de suas rotinas e estratégias, principalmente no que se refere ao marketing. Investir em redes sociais permite às empresas a expansão do mercado, melhor relacionamento com os clientes e redução de custos, sem falar no uso de campanhas de marketing segmentadas para o público-alvo.

Como você pôde observar neste artigo, o marketing digital é bem completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado.  Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet. 

Se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.  Espero que esse post sirva como primeiro passo para você entender o suficiente para ir nessa direção.

A Comtele possui uma plataforma bastante intuitiva e fácil de ser utilizada,  e criar uma estratégia de negócio baseada na experiência do consumidor é o que grande parte das empresas de sucesso fazem no seu dia.

E sua empresa não quer ficar de fora, quer? Conte sempre com a Comtele em todas as fases de comunicação e fidelização e obtenha os resultados desejados, pois possuimos agilidade, personalização e um excelente custo x beneficio.

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