SMS- A ferramenta que mudou a forma de se comunicar

Aprofundar o relacionamento com os consumidores. Fortalecer a marca. Comercializar mais produtos ou serviços. Ter um pós-venda mais efetivo. Essas são algumas das atividades que podem ser feitas por meio do celular, aproveitando a atenção que os clientes dão ao aparelho no seu dia a dia.

Usar o celular para trabalhar divulgação, marketing e vendas se tornou uma opção não só pelo tempo que os consumidores passam olhando para os aparelhos, mas também pelo aspecto financeiro. O custo de divulgação do negócio diminui muito, já que as ferramentas são bem mais acessíveis do que a publicidade usual.

Neste artigo vamos abordar as melhores formas e ferramentas de comunicação via SMS. Vamos lá.

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Evolução da Comunicação

O SMS, é uma sigla em inglês, que significa Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas. Por mais moderno que possa parecer, ele foi utilizado pela primeira vez no começo dos anos 90. A ideia inicial era de se utilizar um serviço de mensagens, com até 160 letras com baixíssimo custo. 

Ao contrário do que se possa pensar, a tecnologia que causou uma revolução cultural e mudou a forma de nos comunicarmos não nasceu em um laboratório de inovações no Vale do Silício.

O primeiro SMS foi enviado de um pequeno escritório em Newbury, no sul da Inglaterra. A mensagem, que dizia “Feliz Natal”, foi enviada no dia 03 de dezembro de 1992 por Neil Papworth, um engenheiro com 22 anos de idade na época. Ele trabalhava para a Vodafone, do Reino Unido, e enviou o conteúdo para um colega que estava em uma festa de final de ano da empresa. Papworth fazia parte de uma equipe de desenvolvimento que tinha como foco criar serviços de mensagens curtas para a Vodafone.

Os novos conceitos de comunicação facilitaram a interação entre as pessoas por meio das redes sociais. Diminui o tempo de atividades e agiliza a finalização de tarefas, além de ajudar a melhorar o desempenho das empresas e o relacionamento com seus clientes. Estudos recentes feitos a este mercado mostraram que os consumidores passam cinco vezes mais tempo a mandar mensagens do que a fazer telefonemas.

Mensagem celular, Torpedo online, Web Torpedo, SMS… já ouviu falar? No Brasil já possuímos o serviço há mais de 10 anos, mas sua história não é muito contada. Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, contando como surgiram mensagens em celular e também como que este serviço pode ser utilizado como alternativa para uma comunicação personalizada, efetiva e com baixo custo, para sua empresa.

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Que empresa não busca formas de aprimorar a sua comunicação interna e torná-la mais barata? Mandar mensagens SMS em massa é uma estratégia ótima para isso, por conta de seu custo x benefício. Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de comunicação não foi substituída pelo uso de aplicativos. Esse tipo de mensagem é muito eficiente, principalmente para empresas grandes, que desejam se comunicar com seus colaboradores de forma prática, sem lotar caixas de e-mail ou utilizar muito papel imprimindo informativos, o que passa longe de ser sustentável

O serviço Torpedo Online esta disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais.

Web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em emails. 

Mandar SMS é muito utilizado para o envio de mensagens celular de texto curtos, através de telefones celulares. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar.

Com esse tipo de comunicação, seu alcance aumentará, pois as mensagens SMS têm uma taxa de abertura superior a 90% e têm leitura quase imediata: até 3 minutos após o recebimento. Dessa forma, as empresas têm certeza de que a mensagem chegará para todos os colaboradores. Isso não acontece com os e-mails, que podem cair na caixa de spam ou não serem vistos pelas pessoas na correria do dia a dia de trabalho.

Pensando em como o serviço é rapido, vamos citar alguns exemplos em que, esta ferramenta poderá ser utilizada em sua empresa, garantindo resultados efetivos:

2-) SMS Corporativo-> A Comtele conta com envio de SMS Corporativo que consegue otimizar processos e reduzir custos para empresas de diversos setores, pois é uma ferramenta de comunicação em massa, rápida e ágil com seu público alvo. 

Conseguimos atender a todos os tipos de clientes como, por exemplo: de varejo, sistemas de cobrança, clínicas médicas e odontológicas, notificações, e-commerce, eventos, bancos, concessionárias, escolas, faculdades, cursos profissionalizantes, empresas de segurança. 

A grande vantagem do sistema de SMS Corporativo da Comtele é que própria empresa que contrata o serviço, administra seu sistema, criando suas campanhas, e escolhendo as mais diversas formas de envio: agendamento, personalização da mensagem, envio imediato, pesquisa interativa, entre outros. 

O SMS Corporativo Comtele possui excelente custo x benefício comparado às formas tradicionais de comunicação como cartas e telefonemas, que atualmente estão sendo substituídas pelo SMS, uma ferramenta de baixo custo e alta efetividade.

3-) Cobrança via SMS-> Para obter sucesso em uma empresa, é imprescindível investir em uma boa comunicação com seus clientes. A boa comunicação é um diferencial, tanto na hora de nutrir a relação com seus antigos clientes quanto para atrair novos compradores e muito mais importante ainda no momento de realizar uma cobrança para seu cliente.  Muitas vezes, o não recebimento dos pagamentos pode trazer grandes transtornos à empresa, exigindo mudanças no planejamento e algumas medidas mais drásticas, como o corte de custos e pessoal.

Comtele conta com SMS Marketing e Interativo, poderosas ferramentas de comunicação entre você e seu cliente. O uso das mensagens têm várias vantagens para as empresas, uma delas é a possibilidade do envio de mensagens personalizadas e até programadas para dias e horas mais convenientes. O custo chega a ser 96% mais barato que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações, pois elimina gastos com  impressão, postagem, etc.  Além de dispensar o tempo da equipe que efetua chamadas, ao utilizar o SMS Comtele, sua empresa envia um recado sobre o débito por mensagem, o cliente pode responder e até receber o código de barras para pagamento de forma segura.

A cobrança acontece de forma rápida, com uma abordagem diferente, é como se fosse um lembrete do débito e não uma cobrança protestada que constrange o consumidor. Dessa forma, podemos dizer que as mensagens de texto são bem aceitas pelos consumidores, a prova é que 30% das pessoas que recebem o lembrete da dívida entram em contato para renegociação das dívidas maiores ou realizam o pagamento dentro de 15 dias.  A facilidade de acesso também é um diferencial. Praticamente todo mundo hoje possui um celular, visto que o Brasil é um dos países que mais se destaca nesse assunto.

4-) Agendamento e Confirmação de consultas e horários-> Pesquisa realizada pelo Departamento de Informática em Saúde (DIS), da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a empresa KATU, detectou que mensagens SMS para Clínicas podem reduzir a ausência de pacientes em consultas médicas. A pesquisa concluiu que o porcentual de falta de pacientes a consultas após o recebimento de mensagens pelo celular nas clínicas médicas da cidade de São Paulo foi de 19,45%. Quando esse esse recurso não era utilizado, o número era de 25,75%. Esse resultado demonstra a importância que o uso de SMS para Clínicas vem ganhando no setor de saúde. Atualmente, são diversos hospitais, clínicas médicas e odontológicas investem no uso do SMS Corporativo, que permite lembrar o paciente sobre o agendamento de consultas, exames, e até mesmo procedimentos cirúrgicos. O envio do SMS para Clínicas pelo sistema da Comtele ocorre de forma simples e automatizada, e permite inúmeras ações, entre elas:

  •  Informar sobre o agendamento de consultas, de exames e de pequenos procedimentos cirúrgicos; 
  •  As mensagens podem ser enviadas a médicos, dentistas, cirurgiões, anestesistas, auxiliares e para paciente;
  •  O envio pode ser agendado, sendo determinada a data e hora previamente; 
  •  O conteúdo das mensagens é personalizado, através de parâmetros no próprio banco de dados do cliente, como nome, data da consulta, nome do médico, etc; 
  •  Possibilita a comunicação ágil com prestadores de serviços, médicos e funcionários; 
  •  Acesso a relatórios do status de entrega das mensagens, mostrando dia, hora e contéudo enviado na mensagem.

A utilização do SMS como ferramenta de comunicação é um conceito complexo, que precisa partir do topo e se espalhar por todas as decisões estratégicas e processos da empresa.

Então, mãos à obra, pois em todo o processo desta transformação a Comtele oferece a sua empresa ferramentas com melhor custo x beneficio do mercado que geram personalização, retorno e efetividade a sua comunicação.

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