Estratégias de Marketing Político Digital

Quem faz marketing político sabe que o trabalho não é limitado apenas ao período eleitoral. A campanha política é um processo constante. Um acontecimento pode modificar a imagem de um político ou de um partido perante o público. Por isso é tão importante saber qual é a opinião da população em relação a política (e aos políticos).

Quando falamos sobre marketing, logo temos em mente a imagem de pessoas trabalhando sobre a publicidade de produtos e serviços variados, considerando que apenas marcas e empresas de bens de consumo possam trabalhar com serviços de marketing. Nesse pensamento errôneo, deixamos para trás alguns setores de publicidade que não parecem tão claros à primeira vista, mas que são muito influentes no mercado da propaganda e ocupam tanto tempo destes serviços quanto outros setores de comunicação. 

Entre estes segmentos, encontramos o marketing político, que nada mais é do que uma área dentro da comunicação de mercado voltada ao ambiente politico, muito usada para estreitar as relações de determinados grupos de pessoas às questões que envolvem seu cotidiano, materializando imagens de políticos principalmente no período eleitoral. 

Neste artigo vamos mostrar importância marketing no cenário politico e sua vantagens quando utilizado de forma correta e eficiente. Vamos lá.

VEJA COMO É RÁPIDO E
EFICIENTE

TESTE AGORA

EM UM CLIQUE

Marketing para segmento da Política Por que é Importante?

Com o crescente envolvimento da sociedade brasileira com a internet, que chega a 83 milhões de brasileiros usuários, segundo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é inevitável o acesso cada vez maior as mídias sociais e a utilização das mesmas para diversas áreas, sejam pessoais ou profissionais. É notório que, atualmente, redes como o Facebook, Twitter e Instagram tem presença constante na vida pessoal e profissional de todos. Não seria diferente na área política.  No presente contexto político presenciamos o crescimento e aperfeiçoamento do uso das mídias sociais nas campanhas e demais divulgações promovidas pelos partidos políticos e especificamente pelos candidatos, que necessitam, cada vez mais, aproximar-se e aprofundar o relacionamento com os eleitores, de maneira personalizada, ou seja, dando atenção, não por meio de ações em massa (que não funcionam na internet como na televisão), mas sim por meio do atendimento customizado a cada eleitor, comunicando-se e expressando nas redes.

O marketing político é frequentemente utilizado em períodos eleitorais para atrair o eleitor ao politico em questão. Muito usado em horários eleitorais, esse tipo de marketing afeta candidatos a presidência, ministros, prefeitos, vereadores, entre outros, tornando suas imagens publicas e formando propagandas sobre seus feitos, propostas e bens da humanidade.  Servindo como uma alavanca para impulsionar o voto e garantir o sucesso em pesquisas eleitorais, as propagandas desse tipo ajudam a segmentar grupos sociais, desenvolvendo esquemas que exaltam os desejos e anseios da população na sintonia com as propostas dos governantes.  No marketing politico, tudo que é feito visa manter uma bela imagem esperada pelo público-alvo, atribuindo maior prestigio e boas chances de eleição ao candidato em questão. Esse marketing levanta propostas e projetos, formando uma propaganda politica, assim como a que é exibida em horários eleitorais.

É notório que com a evolução dos meios de comunicação, não só os profissionais, mas a sociedade como um todo, tende a utilizar-se de diversos meios para divulgação e até exposição midiática, não sendo diferente com os partidos políticos e candidatos que necessitam, cada vez mais, aproximar-se e aprofundar o relacionamento com os eleitores, de maneira personalizada, ou seja, dando atenção, não por meio de ações em massa (que não funcionam na internet como na televisão), mas sim por meio do atendimento customizado a cada eleitor, comunicando-se e expressando nas redes. 

Apesar de configurar-se com um processo em início no Brasil se comparado com o modelo importado de marketing político digital dos Estados Unidos, o uso das mídias vem crescendo e se perpetuando nas ações, campanhas e demais atividades relacionadas ao contexto político-eleitoral nacional. As redes sociais se configuram como canais de aproximação e diálogo de candidatos e eleitores, além de atingir um público alvo cada vez mais crescente e consciente da política no Brasil, os jovens, os quais reivindicam mudanças e transformações no país, dada a presente situação política que vivenciamos.

Real Importância do Planejamento em Marketing Político

Quem faz um trabalho sério com marketing político sabe que essa é palavra que serve como base para toda a campanha. Sem planejamento existem mais gastos e, evidentemente, mais risco da sua campanha fracassar. Parece natural mas o que mais vemos hoje em dia são campanhas mal planejadas ou mesmo sem nenhum planejamento.  Uma campanha bem planejada requer um forte acompanhamento do seu eleitorado e de suas necessidades, com isso é capaz de organizar militâncias, focar seus esforços e assim ter o sucesso nas urnas! E quem trabalha com marketing político sabe que nada disso é possível sem pesquisas.

As enquetes eleitorais são feitas dentro e fora da época das campanhas. As pesquisas de opinião durante o período eleitoral são bem conhecidas pelos políticos e pela população. Com estas enquetes as pessoas conseguem ter uma dimensão de como está o cenário de um pleito. Ou seja, é através desta forma de pesquisa política que os eleitores, assessores políticos e os próprios candidatos percebem os rumos que uma eleição está seguindo. 

Tão ou mais importante do que as pesquisas durante as eleições são os levantamentos que são feitos periodicamente. Para quem trabalha com assessoria de marketing político é primordial saber se as estratégias do grupo político estão corretas. Através destas enquetes é que se conhece os locais onde um grupo político é forte, quais são os candidatos que têm mais simpatia da população, como está sendo a administração pública de um local, quais são as demandas da população de certa região, etc.  Normalmente estas pesquisas não são publicadas pela imprensa. Servem principalmente como uma poderosa ferramenta de marketing político. É muito importante para um político conhecer o eleitorado. Toda a estratégia de uma campanha eleitoral é montada (pelo menos pelos grandes grupos políticos) a partir do levantamento destas pesquisas de público. Imagine só a vantagem que um candidato, partido ou assessor político tem ao saber exatamente como atingir aos eleitores.  Por exemplo: digamos que uma enquete afirme que a maior demanda dos moradores de certo local é em relação a educação e que entre dois pré-candidatos de um partido, um tem muito mais simpatia do que outro nesta região. Ainda mais, digamos que esta mesma pesquisa política faça um mapeamento de quais são as áreas que o partido político tem o apoio das pessoas. Só com estes exemplos é possível traçar um amplo plano de ação para a campanha eleitoral.

Antes de definir suas propostas e começar a divulgá-las, considere quais são os desejos, anseios e necessidades da população. Ouça o que as pessoas têm a dizer e leve isso em consideração, pois só assim você cativará a confiança dos cidadãos e, é claro, seus votos!  Nesse tipo de pesquisa, é interessante descobrir o seguinte: 

  • Os assuntos que mais interessam aos eleitores da região.  Os pontos positivos e negativos do governo atual. 
  • As ações do governo corrente que devem ser mantidas ou eliminadas. 
  • Temas que o candidato deve evitar abordar em suas campanhas. 
  • A visão que o público já possui em relação ao candidato.

Pensando nesta necessidade de mercado a Comtele possui uma ferramenta interativa e com vantagem do seu cliente não pagar pela Resposta.

O serviço Torpedo Online esta disponível tanto em celulares quanto via internet, podendo ser enviado de qualquer lugar do mundo, independente da operadora do celular, do local onde a pessoa se encontra, é um dos meios de comunicação mais utilizados hoje em dia, além das redes sociais. Web Torpedo facilita muito a vida de várias pessoas, pois é um meio de comunicação mais barato e eficiente do que fazer ligações. É utilizado também como sinônimo para qualquer tipo de mensagem pequena, inclusive em emails. Mandar SMS é muito utilizado para o envio de mensagens celular de texto curtos, através de telefones celulares. É um serviço rápido e eficiente. No processo de envio o usuário digita a mensagem no local determinado do celular, insere o número da pessoa que irá receber a mensagem e clica em enviar.

Com esse tipo de comunicação, seu alcance aumentará, pois as mensagens SMS têm uma taxa de abertura superior a 90% e têm leitura quase imediata: até 3 minutos após o recebimento. Agora imagine o retorno da sua campanha com esta ferramenta que tem este poder de alcance.

Com envio de SMS na forma de pesquisa, você têm certeza de que a mensagem chegará para todas as pessoas e desta forma conseguira definir quem é seu eleitor. Não adianta nada ter propostas fantásticas se elas não chegarão até a pessoa que pode dar seu voto ao candidato. Portanto, é sempre preciso ter em mente qual será o seu público-alvo, definindo personas específicas.  Trata-se do perfil de uma pessoa fictícia que pode representar um grupo, com suas características emocionais, profissionais, biológicas, de idade etc. Dessa forma, ao criar suas campanhas e mensagens você pode fazê-lo pensando nesse indivíduo, pois isso te permitirá criar um discurso mais pessoal e bem direcionado, de acordo com as necessidades e anseios do seu público.

Marketing Mobile Político- Use e Abuse

Impossivel pensar em uma planejamento de campanha que não envolva o marketing mobile e suas ferramentas.

Mesmo antes do período de campanha oficial começar, você já pode marcar presença nas redes e fortalecer sua imagem, ganhando a confiança dos internautas: potenciais eleitores seus! 

Primeiramente, é preciso definir quais tipos de conteúdo você irá veicular na rede:

  • Enquetes e pesquisas?
  • Fotos de ações e participações em eventos?
  • Textos se posicionando sobre assuntos que estão em alta?
  • Frases de impacto? 
  • Outros tipos de material? 

Além disso, é preciso definir quais redes sociais serão utilizadas e quais outros meios serão explorados para angariar cidadãos no meio virtual.  Neste post sobre como começar uma campanha política na internet trazemos várias informações sobre as opções que a web pode trazer para seu marketing eleitoral.       

Em resumo, as possibilidades mais interessantes são as seguintes: 

Site/  Blog/  Facebook/ Twitter/  Instagram/  LinkedIn/  E-mail marketing  SMS  Mas, claro, é preciso ter cuidado com a lei eleitoral.

Conte sempre com a Comtele em todas as fases de divulgação política e obtenha os resultados desejados, pois possuimos agilidade, personalização e um excelente custo x beneficio.

SOLICITE UM TESTE GRÁTIS
DE NOSSO SISTEMA

"