Seu e-commerce está preparado para Black Friday?

O ano passou rápido demais, e em menos de 2 semanas será a tão esperada Black Friday! Então corra, o tempo esta se esgostando e sua loja precisa aproveitar este momento.

O ano passou rápido demais, e em menos de 2 semanas será a tão esperada Black Friday! Então corra, o tempo esta se esgotando e sua loja precisa aproveitar este momento.
A data, que tem origem nos Estados Unidos, acontece este ano no dia 24 de novembro (última sexta-feira do mês) e a estimativa, segundo Ebit, é que o número de pedidos suba 7,7%, de 2,92 milhões para 3,1 milhões, e o tíquete médio seja de R$ 695, alta de 6,4%.
A Black Friday é a principal data do calendário do e-commerce, segundo a Ebit. Por conta dos descontos oferecidos especialmente para a data, as lojas virtuais registraram em 2016 um movimento médio 20 vezes maior do que em um dia comum.
Uma pesquisa desenvolvida pela Ebit para entender o comportamento dos consumidores virtuais no evento aponta que 81% dos entrevistados pretendem consumir durante a Black Friday.
Os dados apontam que que 41% dos entrevistados têm planos de aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal, sendo que entre as compras mais procuradas estão os eletrônicos, com 34% das intenções de compra, seguido de eletrodomésticos (27%), informática (24%) e telefonia e celulares (23%). Apenas 18% dos consumidores pretendem comprar para presentear, enquanto 59% compram item para uso próprio.
Apesar do crescimento das vendas, as chamadas “promoções maquiadas” – quando uma empresa eleva os preços dias antes da Black Friday para, em seguida, derrubá-los, anunciando grandes promoções -, ainda deixam o consumidor brasileiro desconfiado. Prova disso é que 38% dos entrevistados afirmaram que não pretendem comprar na Black Friday por não acreditarem nos descontos. Em 2016, eram 41%. Para que a Black Friday seja segura para os compradores, o Procon-SP começou a monitorar os preços das lojas participantes no mês passado.
Para que consumidor tenha uma excelente experiência de compra e sua empresa possa ter excelentes resultados, neste artigo vamos dar excelentes dicas de como se preparar e aporveitar ao máximo esta data, vamos lá!

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1-) Planeje sua Campanha: Antecedência é fundamental, a Black Friday pode ser seu primeiro contato com muitos clientes e eles só voltarão à loja se ficarem satisfeitos com o que viram. Para fazer parte da Black Friday, saiba que o trabalho começa muito antes do dia 24 de Novembro. O ideal é que você faça um planejamento com todos os pontos que deverão estar redondos até a data e isso inclui os preços promocionais, produtos e imagens, estoque, divulgação, distribuição e outros quesitos que você considerar importante. Após isso feito, não deixe de elaborar um plano operacional para todas essas questões. Quanto antes você começar, melhor. Afinal, faltam poucos dias para a próxima edição da Black Friday.
Com uma semana para a Black Friday é hora de repassar todos os últimos detalhes: ajustar investimento em mídia, teste do e-commerce em todas plataformas principalmente no mobile, rever estoque nos marketplaces e muito mais.

Faltando um dia, reforce sua operação de logística (separar, empacotar e despachar os pedidos), reveja o meio de pagamento (excluir boleto se possível), tente não trabalhe com frete grátis ou aumento o valor do pedido para liberar frete grátis e exiba mensagens de urgência (poucos itens em estoque, promoção válida até 00h e etc). “É hoje!”, fique atento a canais de reclamação como redes sociais, respostas de e-mail marketing e mesmo o Reclame Aqui. Não descuide dos marcos de faturamento e ative as ações para contornar receitas menores. Day after. O mais importante desse passo é avaliar o resultado da campanha de Black Friday e como replicar elas no ano que vem, encontrar pontos a ser melhorados e vitórias a serem celebradas.

2-) Prepare sua Comunicação: O mundo digital oferta uma gama de oportunidades de alcance e promoção de empresas. A velocidade e a repercussão de um assunto na internet são rápidas e, por isso, é muito importante preparar sua comunicação para a Black Friday de forma assertiva. Aproveite a data também para antever possíveis problemas que sua empresa pode enfrentar, tal como esgotamento de produto ou problemas na entrega. Enquanto a Black Friday não chega, elabore também as suas estratégias de comunicação.

Por exemplo: aproveite para informar a sua base de clientes através de e-mail marketing que a sua loja participará da Black Friday e ofereça cupons de descontos. Desta maneira você fará com que pessoas que já são clientes voltem a comprar com você, até porque é muito mais fácil vender para quem já conhece a sua loja do que conquistar novos consumidores. Definidas as ofertas, é hora de começar a planejar por quais meios elas serão divulgadas. Para isso, utilize os canais que mais dão resultado com sua audiência. Em nenhuma hipótese você deve pular essa etapa, já que o seu custo de investimento tem papel crucial para o cálculo do seu ROI. Isso sem contar que a sua realidade financeira pode delimitar até os seus objetivos de marketing.

São as redes sociais? Email? AdWords? Sabendo disso, você poderá fazer um cronograma de publicações, definindo quando cada peça irá ao ar e de quanto tempo precisa para a produção de cada uma, e começar a fazer imagens promocionais para as redes sociais, banners de retargeting, CTAs para o site etc. Também poderá calcular o tempo hábil para aprovações e alterações e para a produção de formatos complexos, como vídeos e animações, que precisam de mais tempo para serem produzidos. Você irá trabalhar com influenciadores? Impulsionar suas publicações? Por quanto tempo? Essa é a hora de pensar em todos os detalhes. Nessa etapa, defina quanto a empresa pretende investir, qual o ROI esperado, quanto irá investir em cada canal e por quanto tempo. É importante também reservar parte do orçamento para imprevistos. São muitas as opções, como Facebook Ads, Google AdWords, Instagram Ads e YouTube. É interessante anunciar em mais de um canal, mas lembre-se de definir qual seu objetivo em cada um deles e se o seu público-alvo está lá.

3-) Defina seus Objetivos: Uma estratégia de marketing sem objetivos é uma estratégia perdida. Ela não tem direção porque quem gerencia não sabe o que quer. Logo, trate de delimitar bem seus objetivos e metas.Eles devem ter números a serem alcançados e prazos para que isso aconteça. Essas finalidades podem estar relacionadas às vendas, ao reconhecimento de marca ou à adoção a uma causa ou ideia. O que importa é que elas sejam mensuráveis, ambiciosas e alcançáveis. Talvez não pareça, mas você pode alcançar várias metas com um impulso durante a Black Friday. Além de vender mais, pode aproveitar para trazer novos clientes para a sua base, aumentar o tráfego no site, se engajar mais em suas redes sociais, desencalhar alguns produtos que não estão tendo muita saída, e por aí vai. Saiba muito bem o que você quer da Black Friday, pois assim poderá criar uma estratégia eficiente e avaliar bem os resultados.

Seja qual for a seu objetivo, ele necessitará de uma parcela do seu orçamento de marketing. É importante considerar não só os pagamentos diretos em mídia, mas também as horas trabalhadas da sua equipe. Outro elemento a levar em conta são os próprios métodos, já que, por exemplo, uma campanha de links patrocinados demandará um investimento maior do que uma de ganho de tráfego orgânico. Após essas informações, você terá uma base para definir os recursos financeiros a serem despendidos. Em nenhuma hipótese você deve pular essa etapa, já que o seu custo de investimento tem papel crucial para o cálculo do seu ROI. Isso sem contar que a sua realidade financeira pode delimitar até os seus objetivos de marketing. Uma dica para definir um bom orçamento é se balizar por aquilo que você está disposto a ter como retorno. Por isso falamos da sua relação com os objetivos, já que não dá para almejar algo grande com um investimento baixo. Portanto, procure manter esse alinhamento entre o que se está disposto a gastar e a receber em troca.

4-) Avalie sua Estrutura: A começar pelo básico: certifique-se de que absolutamente tudo no seu e-commerce tenha capacidade de atender ao grande fluxo de visitas e o aumento das vendas típicos da Black Friday. Entre em contato com a sua plataforma de e-commerce (ou o seu desenvolvedor) para entender se os servidores estão aptos, faça estoque dos produtos mais populares, combine prazos menores ou mais flexíveis com seus fornecedores e treine sua equipe de atendimento ao cliente. Justamente pela popularidade da data, não há tempo para errar: se você falhar em entregar um serviço completo e confiável para a tomada de decisão do seu visitante, ele simplesmente procurará outra loja para aproveitar as promoções que duram esse único dia.
Muita coisa pode dar errado na Black Friday: sua loja sair do ar, você não ter produtos suficientes em estoque, não conseguir gerar as notas fiscais rápido o suficiente ou não dar conta de atender loja física e online. Para garantir que nada disso aconteça, é imprescindível ter certeza de que a estrutura da qual você dispõe (loja online, equipe, operação e logística) esteja perfeitamente em ordem e seja o suficiente para atender à demanda. O planejamento da Black Friday começa com antecedência e envolve todos os setores da empresa. É preciso traçar o plano em conjunto e garantir que tudo vai funcionar.

5-) Comprometa-se trasmitindo segurança para seu Cliente: Infelizmente, ainda existem muitas empresas que aproveitam a Black Friday para tentar lesar o consumidor. Oferecer garantias vai ajudar a fazer com que o cliente confie mais em você. Dar algumas garantias, como atestar que o produto tem disponibilidade imediata, vai chegar na data e que suas ferramentas de pagamento são seguras, vai fazer toda a diferença.

Ter na sua loja um selo de segurança que informe ao consumidor que ele está comprando em um ambiente seguro é essencial para transmitir a segurança e credibilidade do seu negócio. Hoje em dia encontramos muitas empresas que oferecem esse serviço de segurança para e-commerces, é um investimento que vale a pena! Além dos selos de segurança, você deve investir nos selos que exibam a credibilidade de compra do seu site. Um exemplo é o Selo Loja Confiável, fornecido pela empresa Yourviews, que mostra aos consumidores as avaliações da experiência de compra, entrega e atendimento feitas pelos clientes. Ter as reviews de produtos em suas páginas é uma ótima maneira de transmitir credibilidade aos consumidores, pois uma avaliação é muito mais eficaz do que qualquer propaganda feita pelo próprio anunciante. Mais do que conquistar novos clientes as avaliações de produtos também podem gerar insights valiosos para sua loja. Adotando essas práticas, seus consumidores se sentirão muito mais confiantes em realizar as compras da Black Friday em seu site, assim como em todos os outros dias do ano.

6-) Aproveite para criar Relacionamentos e Fidelizar Cliente: A Black Friday é uma excelente oportunidade para criar uma boa imagem da sua loja. Com o maior volume de novos clientes, você tem a oportunidade de aumentar sua base de contatos e estabelecer relações duradouras que, inclusive, podem fidelizar o consumidor. A comunicação empresarial, ao contrário do que muitos pensam pelo senso comum, não é uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins. A comunicação empresarial é algo bem mais amplo e se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.
Fidelizar o cliente é um trabalho diário, pois graças a essa manutenção constante a marca consegue cada vez mais estar presente na vida de quem realmente importa para sua permanência no mercado. A empresa deve saber que produto, serviço, comunicação e relacionamento são os pontos mais significativos do negócio para a fidelização do cliente. Com o nível de expectativa cada vez maior dos clientes, oferecer produtos e serviços de ótima qualidade, pode até garantir que a sua marca será lembrada, mas não garante a fidelização.
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