4 Passos simples para criar uma estratégia de Marketing de conteúdo eficaz

Muitas empresas nos dias de hoje buscam seriamente investir em marketing de conteúdo. Tudo porque é uma ferramenta de negócio que nunca “sairá de moda”, gera lucros e retorno, além de valorizar sua marca. O mundo de conteúdo foi revolucionado pela chegada de Internet. Agora o conteúdo permanece “vivo” para sempre, e você pode manter seus melhores conteúdos no seu site. O problema é que os seus concorrentes também estão disponibilizando os melhores artigos deles – com a chegada de Internet a competição pela atenção do público ficou ainda mais acirrada.

A boa notícia é que criar uma estratégia de marketing de conteúdo não precisa ser complicada, como mostra Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (www.comtele.com.br) que cita 4 passos simples para que sua empresa mergulhe de vez no marketing de conteúdo.

1. Conheça seu Público
Uma etapa fundamental da elaboração da sua estratégia de marketing de conteúdo é a elaboração da sua Persona. Isso é muito importante para guiar todos aqueles que trabalharão na sua estratégia, de forma a deixar a mensagem unificada e personalizada, um dos maiores triunfos que o marketing de conteúdo pode te proporcionar. Seja realmente específico. Esta é provavelmente a parte mais difícil, mas é a peça central de toda a estratégia. Assim que você definir sua persona verifique, quem são as pessoas com quem você está conectado nas redes sociais e quem está atualmente consumindo seu conteúdo. Está faltando algum segmento? Você também pode analisar as interações sociais de seus concorrentes para entender se você levou em conta todos os segmentos.

2. Identifique o tipo de conteúdo que seu público mais gosta
O objetivo principal aqui é determinar quais tipos de conteúdo é o seu público e não está interessado, então você não desperdiça seu tempo criando o tipo de conteúdo errado. Pense sobre seu funil de vendas e seu ciclo de compra. Que conteúdo seria útil para seus potenciais clientes em cada fase? Talvez você queira que se inscreva no seu webinar, faça o download do seu white paper, junte-se à sua lista de e-mail, etc. Seja qual for a oferta inicial, ele precisa ser muito, muito atraente para o seu público e precisa ser gratuito. É imprescindível que você saiba qual a linguagem de seu público-alvo, presentes nas redes sociais, por exemplo. Escolher boas imagens, produzir textos originais, saber aplicar uma boa chamada para posts, estar atento aos melhores horários para publicar seu conteúdo. Tudo isso será de extrema relevância para aumentar o engajamento com sua marca e aumentar sua reputação online. E neste caso é sempre bom lembrar do famoso lema: “O conteúdo certo, para o público adequado e no momento oportuno”.

3. Distribuição de Conteúdo
Com mais de 2 milhões de posts de blogs que são publicados diariamente você precisa de um plano de distribuição para que seu público possa encontrar seu conteúdo. Para uma estratégia de marketing de conteúdo ser completamente efetiva, é preciso planejar também como seu conteúdo será distribuído e quais serão os melhores canais para marcar presença. Existem vários canais que sua empresa pode ter utilizar, como: Blog – É uma forma de passar suas informações e conhecimentos de maneira aprofundada para o seu público. Redes Sociais – As redes sociais podem lhe ajudar a divulgar o conteúdo do seu próprio blog ou você pode também personalizar um conteúdo específico para um determinado canal. Materiais Gratuitos – É uma forma de aumentar os leads, distribuindo um conteúdo rico e relevante como: e-books, whitepapers, newsletters, webinars, etc. Quando se disponibiliza conteúdo gratuito para seu público, maiores serão as chances de agregar valor à sua marca.

4. Os resultados que sua empresa deseja com conteúdo divulgado
Pergunte a si mesmo: “O que o meu público ou potencial comprador precisa saber antes de fazer negócios comigo? Quais são as questões ou objeções que eu preciso para ajudá-los a superar antes que eles estejam abertos à ideia de me ajudar a ajudá-los? ” Lembre-se que Marketing de Conteúdo não é publicidade, é claro que existirá os momentos oportunos em que você poderá vender seu produto ou serviço. Mas a premissa do marketing de conteúdo é suprir as necessidades dos usuários, lhe entregando um conteúdo que eles mais procuram, afim de torná-los futuros compradores.

Seja o que seu público-alvo procura, e terá a garantia de sucesso, lucros e vendas para seu negócio! Sua estratégia de marketing de conteúdo não precisa ser complicada para ser efetiva. Você só precisa de algo para lembrá-lo de onde você está indo e até onde você chegou.

Siga estes quatro passos e sua empresa estará no seu caminho para o sucesso do marketing de conteúdo.

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