O que sua empresa ganha quando fica Online?

A Internet transformou radicalmente a forma como construímos e promovemos empresas, visto que temos acesso a muito mais recursos e um potencial de alcance cada vez maior. E ai vem a pergunta: você sabe por que a sua empresa deve estar na internet? Parece até clichê dizer que é importante e aí você acaba se lembrado daquela famosa frase “quem não é visto não é lembrado”. Uma empresa que não está inserida na Internet possui menores chances de ser vista por grande parte do público que não vive sem estar conectado. E isso é fato! O que nos faz chegar à conclusão de que sua empresa precisa de uma estratégia on-line.

Mas aí surgem outras perguntas: o marketing digital não é opcional? Não é possível construir um negócio mesmo sem presença on-line? Tecnicamente, sim, mas em um mercado cada vez mais competitivo, possuir diferencias é o que separa empresas de sucesso de empresas que não prosperam.

Ainda está na dúvida se a sua empresa deve navegar nas ondas da internet? Pâmela Ribeiro, Commercial Strategy Manager da empresa Comtele (www.comtele.com.br) cita 6 dicas que fazem a diferença para seu cliente:

1. Esteja On-line: isto faz com que sua empresa seja lembrada sempre que necessário e ela precisa ser encontrada por todos que procuram pelo produto ou serviço que ela oferece. As pessoas procuram por seu produto ou serviço todos os dias, e você deve estar lá para ser encontrado. Comece com um site simples, crie sua página no Facebook, monte um blog corporativo ou adicione o endereço no Google Maps. São soluções simples e eficazes. Não se esqueça, além de ser encontrada no ambiente online, sua empresa precisa ser encontrada no ambiente físico, por isso complete todas as suas informações de endereço, telefone e horário de atendimento, seus futuros clientes agradecem.

2. Utilize marketing de conteúdo: muito se fala sobre esta modalidade de marketing que se tornou uma das ferramentas do marketing que mais ajuda diversas empresas a gerar Leads, pois oferece conteúdo relevante para os clientes. Usuários utilizam as ferramentas digitais para tirar dúvidas e encontrar soluções. Assim, eles consomem muito conteúdo on-line e aprendem mais sobre negócios que podem ser úteis para eles. Sua empresa pode usar ebooks e outros conteúdos para atrair downloads, inscrições e conversões, ou você pode usar um blog em seu site para atrair mais tráfego de entrada. Você pode até usar o conteúdo como uma forma de ajuda e solução de problemas, ou alguma combinação desses aplicativos.

3. Otimização de mecanismo de pesquisa ou SEO, sigla do termo em inglês Search Engine Optimization: este é o processo que torna o seu site mais visível nos ferramentas de busca para obter mais tráfego de pessoas que procuram os produtos ou serviços que você oferece. Grande parte do seu ranking de classificação de busca orgânica vem da estrutura técnica do seu site e da sua estratégia contínua de desenvolvimento de conteúdo. Então, o SEO não é mais um investimento se você já estiver criando novos conteúdos regularmente. E vale a pena esse investimento extra para garantir que seu site esteja corretamente indexado.

4. Otimização de conversão: a maioria dessas estratégias visa obter mais pessoas no seu site, já a otimização de conversões ajuda você a garantir que você obtenha mais valor de cada visitante, maximizando sua taxa de conversão. Às vezes, isso significa incluir mais oportunidades de conversão e outras vezes, melhorando as que você já possui.

5. Marketing de redes sociais: o marketing de mídia social não é o esquema rápido mas há um potencial significativo na construção e no desenvolvimento de uma audiência de redes sociais. Mais uma vez, o conteúdo entrará muito em jogo aqui, pois será o fator que atrairá seu público. Aqui, sua empresa ganha maior visibilidade da marca, uma maior reputação e muito mais tráfego de entrada com seus links.

6. E-mail marketing: o marketing por e-mail tem um potencial surpreendente para o ROI devido ao seu baixo custo. Por exemplo, uma campanha para 25 mil e-mails tem valor de R$ 90,00. O pinta pé inicial é começar a criar um banco de dados dos seus clientes, seguidores de redes sociais e dentre outro e, a partir daí, enviar e-mails de conteúdo simples redirecionando o tráfego para o seu site.
Como você pode ter percebido, é importante que trabalhe juntamente todas as dicas para tenha sucesso. Embora possam ser estudadas de forma individual, cada uma se conecta e alimenta as outras de alguma forma. Se você se dedicar em todas elas, sua empresa terá um retorno potencial ainda maior.

Mundo do Marketing
Comunique-se
AGENCIA O GLOBO
"