Marketing Digital e suas Utilizações para Profissionais da Área da Saúde

Entenda como o Marketing Digital pode ser útil para os profissionais da área da saúde.

Sabemos que a internet transformou a economia e as relações de consumo e que ganhou uma proporção tão grande que deve ser considerada um novo ambiente de marketing, o ambiente digital.  Assim, como o marketing tradicional, esse novo ambiente exige estratégia.

Investir nas técnicas de marketing digital para médicos e profissionais que atuam na área da saúde é a solução para fidelizar e conseguir mais clientes.  Os clientes já não procuram mais por produtos e serviços de que necessitam da mesma forma. Há algum tempo a internet fez com que este cenário mudasse, e aí que surge o marketing digital para clínicas e setorres da saúde.

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No mundo da saúde, é necessário pensar em estratégias éticas de marketing digital.  Uma empresa de saúde, seja clínica, hospital, laboratório ou você mesmo como profissional no seu consultório, não só deve estar presente na web, mas também precisa de uma boa gestão de marketing digital para criar oportunidades de atrair novos clientes e negócios.

Se antigamente o boca-a-boca sozinho já garantia a conquista de novos clientes, isso já não é mais a realidade. E para as clínicas e médicos, não é diferente o que justifica o fato do marketing digital para área da saúde estar crescendo. Afinal, sem ele, como seu público vai te encontrar? Bom, provavelmente, não vai.

E é sobre esta nova forma de comunicação que este artigo ira tratar, vamos lá.

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A Evolução da Comunicação no Setor de Saúde

O marketing foi desenvolvido desde os anos de 1950 como um instrumento mercadológico de direcionamento de criação e produção de bens, serviços e, posteriormente de idéias, para a satisfação das necessidades e desejos das pessoas. O Pensamento Estratégico nunca foi tão importante como nos dias de hoje.

Empreender é fundamental para se obter êxito em qualquer segmento do mercado e, para encurtar o caminho para o sucesso, investir em divulgação e comunicação é simplesmente indispensável. Diante desse contexto, é muito importante conhecer as estratégias de marketing para a área da saúde.  Há alguns anos, esse tema suscitava alguma polêmica, pois os profissionais do ramo relutavam em fazer qualquer tipo de publicidade/propaganda devido as limitações dos conselhos. No entanto, adotando as ações certas dentro da ética, você pode fazer isso trazendo mais credibilidade e autoridade para a sua clínica ou consultório.

Muitas inovações na saúde vêm e virão da colaboração, e a comunicação é um dos pilares mais importantes. De fato, é desafiador criar um sistema impacte positivamente os diversos stakeholders, mas a saúde atual está modelado de maneira a desencorajar a criatividade ou a inovação. A prática clínica está mergulhada em burocracias que toma mais tempo que o contato com os pacientes.  O hiato em comunicação afeta tanto a relação com o paciente quanto com os profissionais. Além disso, temos o paternalismo associado ao relacionamento unilateral desgastante: condições financeiras esdrúxulas aos profissionais, condutas inviáveis para o paciente, políticas públicas detrimentais.

Dicas de como Construir uma Estratégia Efetiva

Segmente Email Marketing

Conheça o seu Público: O primeiro passo para se montar uma boa estratégia de marketing para a área da saúde é definir adequadamente qual é o seu público-alvo. Essa é uma forma de estipular quais são as características, expectativas, necessidades, anseios e demandas de boa parte de seus pacientes em potencial.

Para que as ações de marketing digital para clínicas sejam eficazes, você precisa definir e conhecer seu público, definir suas personas. Uma boa forma de fazer isso é observando as fichas de cadastro e checando alguns fatores como o local de moradia, idade média e gênero predominante dessas pessoas. Assim, você torna sua comunicação mais eficaz.

Há características comuns entre os potenciais usuários, permitindo que você compreenda quais são os desafios, as dores do dia-a-dia e comportamentos.  Estabelecendo essas características, todas as ações do marketing digital serão direcionadas a cada tipo de persona, conseguindo assim atingir o usuário ideal, gerando muito mais resultados.

Para conhecer e definir sua persona, você precisa pesquisar, entrevistar, conhecer detalhadamente seu público, num paciente trabalho de investigação. Utilize sua base de pacientes, não só apenas os satisfeitos, mas também os insatisfeitos. Em ambos os casos você perceberá a visão do paciente em adquirir os seus serviços.

Segmente Email Marketing

Uma das melhores  formas de realizar esta pesquisa é via Torpedo SMS, visto que com esta ferramenta você consegue enviar pesquisas personalizadas de acordo com a sua necessidade, obtendo assim a informação que deseja de forma rápida e com um excelente custo x beneficio.

Planeje-se: Antes de iniciar o plano de marketing digital para sua clínica, defina claramente quais são seus objetivos: qual o retorno esperado, quanto sua clínica pode investir, que serviços serão ofertados e explorados.  Definir todos esses pontos é primordial para definir um bom plano de marketing digital para clínicas.  Após os objetivos definidos e as estratégias de ações colocadas em prática, analise. As análises irão orientar seus próximos passos, otimizando os resultados.

Além disso um bom plano de marketing é aquele que prevê uma série de ações com o objetivo de atingir metas e objetivos de uma empresa.  No caso da saúde, o objetivo do plano de marketing converge para a finalidade de criar o ambiente adequado para o melhor atendimento do seu paciente, ou seja, desenvolver as condições ideias para a que a relação médico-paciente aconteça de maneira eficaz.

Marque presença On-Line: Possuir um site também é um item imprescindível para quem deseja ter mais credibilidade e autoridade na área de saúde. Uma boa página virtual serve não apenas para fazer a sua divulgação, mas também para mostrar que você realmente é um profissional sério e respeitável.  Além de escolher um layout sóbrio, você deve colocar o máximo de informações úteis nesse local. É fundamental disponibilizar todas as formas de contato, como telefones, e-mail e a localização física da clínica. Além disso, você pode divulgar todas as suas especialidades, estrutura, equipe e também os seus diferenciais competitivos.

É necessário ter um site enxuto que passe a informação de forma clara e concisa. Do que adianta ter uma ferramenta de agendamento online se o link para ela está perdido no meio de várias ofertas/informativos?  Não adianta a sua instituição ser referência em alguma modalidade de exame se o usuário do seu serviço não sabe disso!  Por isso, é preciso ter um site e blog que realizem essa comunicação com qualidade.

Seu site é a porta de entrada e o centro de todas as informações para qualquer novo paciente.  Por isto, mantenha a home page atualizada, com informações claras e com “iscas” para o primeiro contato, como banners ou botões que direcionam o visitante para uma ação.

Novidades E-mail Marketing

Utilize o recurso em vários pontos do seu site, para que você possa atrair esse contato e iniciar um relacionamento.  As redes sociais são grandes aliadas para promover o conteúdo, e se sua clínica de saúde ainda não as utiliza, é hora de se estruturar para isto, pois é por lá que circulam os potenciais clientes.  Crie um resumo do seu conteúdo para cada mídia social, redija posts que divulguem e enriqueçam o conteúdo e esteja sempre atento para interagir com possíveis perguntas e dúvidas de seu contato.

É quase impossível empreender na área da saúde sem apostar no poder das redes sociais. Elas continuam crescendo no Brasil, e isso faz com que sejam um excelente local para que você se aproxime dos pacientes e estreite o seu relacionamento com o público-alvo.  Por meio dessas mídias, você pode solucionar dúvidas, compartilhar reportagens e publicar artigos sobre o seu segmento. Aposte, ao menos, em uma boa fanpage no Facebook, um perfil no Instagram e, se você tiver facilidade, em um canal de vídeos no YouTube. Não se esqueça também do LinkedIn, que possibilita fazer contatos profissionais entre possíveis parceiros de especialidades complementares.

Ofereça a seus Pacientes Conteúdos Relevantes: Quando falamos de Marketing Digital, o foco é geração de valor para o usuário final — nesse caso, o paciente. E também sabemos que as pessoas sempre acabam preferindo comprar de especialistas!  Logo, se a sua instituição produzir conteúdo de qualidade, de forma a se posicionar como especialista dentro de um segmento, é grande a chance dela conseguir captar mais pacientes que estão interessados naquela especialidade.

Há diversas formas de promover conteúdo, dependendo da estratégia definida e de onde seu público se encontra. 

Os blogs estão se tornando extremamente populares nos mais diversos ramos de atuação e, por conta disso, acabam sendo também uma das melhores estratégias de marketing para a área da saúde.  Eles são até bem-vistos pelos Conselhos profissionais, pois servem como veículo para a divulgação de informações científicas e esclarecimento de dúvidas da população. 

Lembre-se de que é fundamental que você publique e compartilhe materiais relevantes sobre assuntos específicos de sua profissão e também de interesse geral. Os posts precisam chamar atenção do público, de maneira que isso acabe tornando você não apenas uma referência no setor, mas também uma autoridade na sua especialidade.

Ao divulgar seus serviços ou produtos, nos diversos canais da web, como blogs, canais de vídeos e redes sociais, você leva sua marca a potenciais consumidores (pacientes) e estreita o relacionamento de confiança com quem já é seu cliente-paciente.  Uma das principais vantagens das ações de marketing digital na área da saúde é que elas podem se adequar a qualquer empresa, independentemente de ser um grande hospital ou um profissional autônomo.

Percebe-se que existe a necessidade da empresa da área de saúde se preocupar em divulgar sua marca como meio de atrair as pessoas, porém deve haver uma preocupação redobrada no que tange ao seu corpo técnico e tecnologia utilizada. É importante que a empresa ofereça uma estrutura receptiva aos seus clientes para que este se sinta acolhido enquanto têm suas necessidades supridas, atribuindo assim à marca maior credibilidade passando a enxergá-la como referência na área.

Importante salientar que embora sejam empresas, estas trabalham com a vida humana devendo, acima de tudo, buscar manter a integridade do ser humano, ou seja, não funcionar apenas como um comércio, mas como um estabelecimento de saúde sério e compromissado no ramo que atua.

O marketing atua como uma poderosa ferramenta às empresas, as quais devem utilizá-lo em observância aos valores e princípios empresariais adotados. Ferramentas como envio de SMS ou E-mail Marketing se consolidam como importantes meios de comunicação personalizada e efetiva com pacientes e clientes.

Em todo o processo de marketing no setor de sáude a Comtele oferece a você ferramentas com melhor custo x beneficio do mercado que geram retorno e efetitividade a sua comunicação.

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