Como Utilizar Marketing Educacional na sua Instituição

Ferramentas de marketing digital para área de educação

O marketing educacional é uma estratégia importante para destacar instituições de ensino dentro de um mercado cada vez mais concorrido. As estratégias de comunicação e marketing para colégios, universidades, escolas infantis e outros estabelecimentos de ensino permitem divulgar os diferenciais, a infraestrutura e os valores de cada instituição, além de reforçarem o posicionamento e a presença das escolas junto ao público de interesse.

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Nos últimos 10 anos, a educação superior vem se consolidando como mercado atraente para investimentos. Dados oficiais do Censo da Educação Superior, divulgados pelo INEP em 2015, mostram que o Brasil vem registrando sucessivos aumentos no número de alunos, com uma média de 4,5% de aumento ao ano entre 2005 e 2015.

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Em 2016, o Brasil representava o quinto maior mercado de ensino superior do mundo e o maior mercado de ensino superior da América Latina, com aproximadamente 8,0 milhões de matrículas, segundo dados do MEC/INEP. O ensino superior é formado por cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. As modalidades dos cursos superiores são: (i) graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo; (ii) pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino; e (iii) extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Instituicoes de Ensino

Em 2015, existiam 2.364 estabelecimentos de ensino superior no Brasil, de acordo com a Sinopse da Educação Superior 2015 publicado pelo Ministério da Educação. Do total de alunos matriculados em 2015, aproximadamente 24% estavam em instituições de ensino públicas e 76% em instituições de ensino privadas. Entre 2005 e 2015, as instituições de ensino superior privadas apresentaram um crescimento de 47% no número de alunos, do segmento de ensino presencial, passando para aproximadamente 3,3 milhões de alunos em 2005 para 4,8 milhões de alunos em 2015, de acordo com o MEC.

A tecnologia tem permitido inovações relevantes na educação e cada vez mais o conteúdo digitalizado tem facilitado novas formas de ensino, como o ensino a distância. Os materiais educacionais crescentemente utilizam recursos multimídia e conteúdos digitais para complementar e até substituir os produtos tradicionais impressos. À medida que os jovens têm acesso a recursos tecnológicos e modificam seus hábitos estas tendências ganham força dentro do setor educacional.

O ensino a distância surge como opção para aumentar a penetração do ensino superior no Brasil em virtude de sua mensalidade mais baixa, acarretando no aumento substancial do número de pessoas com poder aquisitivo para frequentar esses programas. O mercado de EAD caracteriza-se pela oferta de ensino através do uso de tecnologias e ferramentas de aprendizagem remotas, uma vez que professores e alunos encontram-se separados espacial e/ou temporalmente. E atualmente encontra-se mais desenvolvido para ensino superior e técnico, e é regulamentado pela Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além das portarias, resoluções e normas do MEC e das Secretarias Estaduais de Educação (SEED).

O EAD representa um mercado de elevado potencial de crescimento porque possibilita a inclusão de pessoas com dificuldades em frequentar cursos presenciais por falta de tempo, por morar em regiões isoladas ou por não poderem se deslocar. A disponibilização de cursos na modalidade a distância tende a facilitar o acesso e a permanência de alunos tanto do Ensino Superior, quanto de cursos técnicos, de preparatórios para concursos e de idiomas, entre outros.

Instituicoes Pubilicas x Privadas
Estatistica de Alunos de Instituições Privadas

Nest Post vamos abordar as melhores ferramentas de marketing digital para sua empresa que atua na área de educação, ter os melhores resultados, vamos lá.

O digital está se incorporando ao cotidiano das pessoas e nas ações de comunicação e marketing de forma cada vez mais integrada com as tecnologias off-line. Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas para o desenvolvimento de campanhas de comunicação eficientes e financeiramente acessíveis. O marketing educacional precisa fazer parte da cultura de comunicação das instituições de ensino brasileiras. Esta prática é positiva para atrair novos clientes, para fidelizar os atuais alunos conquistados e, principalmente, para estabelecer um relacionamento legítimo e construtivo com pais, estudantes, professores e colaboradores. Comtele possui ferramentas que auxiliam sua instituição neste processo, com envio de SMS online e envio de E-mail marketing.

É importante destacar que, para ter uma presença qualificada na internet, as escolas/instituições precisam atuar com foco profissional, estabelecendo um planejamento de marketing educacional com ações contínuas e equipe preparada para avaliar as interações com o público, responder comentários, tirar dúvidas e realizar um trabalho de comunicação abrangente e baseado no bom relacionamento. Os canais de comunicação digital devem ser monitorados e atualizados com periodicidade para garantir credibilidade crescente para as instituições.

Vamos listar abaixo as melhores técnicas de Marketing Educacional, pois conseguem se comunicar com seu cliente de forma mais efetiva e personalizada:

  • E-Mail Marketing: Campanhas de E-mail Marketing podem gerar tráfego para o seu site, aumentar o número de vendas ou estreitar o relacionamento, realizando a fidelização do cliente. Diariamente, nós da Comtele, temos contato com empresas que usam a mesma estratégia há anos e muitas vezes nem pararam para pensar como o email realmente se encaixa dentro do seu Marketing e qual o benefício de ter uma boa estratégia, considerando os diversos tipos de email existentes. Antes de qualquer coisa, é bom ter claro que, no funil, o email atua em todo o ciclo a partir do momento em que um visitante, até então desconhecido, se torna um Lead ao baixar um conteúdo educativo, pedir um orçamento, demonstração ou deixar um contato no site. É bom frisar que: uma boa estratégia só tende a se consolidar, se sua insituição de ensino, possuir uma base própria de emails. Entendemos também que cada negócio é diferente, e por isso demanda estratégias diferentes para cada ação. O envio de E-mail Marketing Comtele é uma ferramenta que oferece agilidade de implementação e avaliação de resultados. A mensuração dos envios pode ser feita, por meio de estatísticas de tráfego em seu site, que indicam quantas pessoas receberam o email, clicaram em um link ou efetuaram rematriculas, por exemplo. Quando bem planejadas, as campanhas de e-mail oferecem altos índices de retorno.
  • Envio de SMS: A construção de relacionamento, direta e indiretamente com seu cliente, tem o poder de reduzir custos e gerar mais receitas e fidelizar seu cliente. Por isto um dos pilares de boa relação com seu cliente é a Comunicação. Ela é a responsável por manter cliente sempre satisfeito e assim ser capaz de atender suas necessidades e objetivos. Para que isto se torne possível é preciso que se ofereça canais de comunicação eficientes entre empresa e cliente e é justamente sobre como conseguir uma boa comunicação, que este artigo ira tratar. Um bom exemplo de canal de comunicação, e que não requer altos investimentos,  é ferramenta de envio SMS online da Comtele. Através dela, não só conseguimos nos comunicar com novos e atuais clientes, como conseguimos interagir e responder rapidamente as expectativas ou até mesmo saber o retorno de uma ação ou lançamento de um novo produto ou serviço. Isso cria um relacionamento com o cliente, pois a comunicação via envio mensagem de celular de forma personalizada, é sempre de mão dupla. Com apenas um simples click, além de se comunicar em massa com seus clientes, você terá opção de realizar isto de forma personalizada, com nome, data, o que desejar, tornando o recebimento deste SMS, mas efetivo. Vale que ressaltar que a Comtele possui também a ferramenta de Black List, que respeita o seu cliente caso ele não deseje mais receber sua comunicação.
  • Redes Sociais e de Networking Profissional: As escolas devem estar presentes nas principais redes sociais, como o Facebook, o Twitter e o Linkedin. As postagens nestas páginas devem ter uma periodicidade pré-determinada pela equipe de comunicação e marketing digital. O ideal é que os posts sejam feitos, no mínino, três vezes por semana. Estimular a interatividade dos alunos e seguidores e postar conteúdo relevante e atraente são as principais estratégias para ter uma rede social bem sucedida. As instituições de ensino também podem optar por redes sociais mais segmentadas, como o Instagram, que é direcionado ao compartilhamento de fotos, por exemplo.

Antes de implementar uma estratégia de marketing educacional, é necessário contar com equipes profissionais e empresas que são especializadas em marketing digital, como é o caso da Comtele, que se encontra presente no mercado há mais de 10 anos e possui ampla experiência, que ajudara sua instituição a ter o resultado esperado.

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