Cobrança Digital via SMS

Saiba os Beneficios para sua Empresa

Para obter sucesso em uma empresa, é imprescindível investir em uma boa comunicação com seus clientes. A boa comunicação é um diferencial, tanto na hora de nutrir a relação com seus antigos clientes quanto para atrair novos compradores e muito mais importante ainda no momento de realizar uma cobrança para seu cliente.

Muitas vezes, o não recebimento dos pagamentos pode trazer grandes transtornos à empresa, exigindo mudanças no planejamento e algumas medidas mais drásticas, como o corte de custos e pessoal. 

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Por isso, é muito importante que a empresa saiba como fazer cobrança sem, no entanto, colocar o relacionamento com o cliente em risco.

Inadimplência é um assunto muito presente no universo das agências, pois está diretamente ligada à expectativa de receita que seu negócio tem, podendo ser semanal, mensal, trimestral ou até mesmo anual. Essa variação depende, na maioria dos casos, do tipo de serviço que sua empresa realiza e das possibilidades de frequência de pagamento que está disposto a oferecer aos seus clientes.

Então qual melhor caminho a seguir quando o assunto é cobrança? Neste artigo, você saberá quais são as melhores abordagens de comunicação e cobrança e como este pode ser o diferencial da sua empresa no mercado. Ficou interessado? Então vamos lá!

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Entendendo o atual cenário do Mercado de Cobrança

O número de pessoas físicas inadimplentes teve crescimento no primeiro trimestre do ano. No final de março o número era de 59,2 milhões de consumidores brasileiros nas listas de inadimplência. Frente à estimativa  de dezembro de 2016, que mostrou cerca de 58,3 milhões, houve um saldo de 900 mil novos nomes nas listas de inadimplência neste ano. Os dados do indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostram que, em termos percentuais, 39,36% da população adulta, entre 18 e 95 anos, está com o nome sujo. A série histórica do indicador mostra que, após atingir a marca dos 59 milhões em setembro de 2016, a estimativa seguiu mostrando pequenas quedas, permanecendo entre os 58 e 59 milhões de consumidores. No início de 2017, entretanto, o número absoluto de negativados no país voltou a apresentar alguma alta, ainda que permaneça no patamar dos 59 milhões, segundo a SPC Brasil.

Atualmente existem vários canais sendo utiacho que nunca apreselizados no mercado de cobrança para contatar o cliente inadimplente. Mas qual apresenta o melhor custo x benefício? Há várias respostas para essa pergunta, pois cada nicho de clientes apresenta um comportamento diferente mediante a cada canal de contato. As características que influenciam na resposta de cada canal são a faixa de atraso (aging), produto e/ou segmento, região e a idade do inadimplente. 

imagem que mostra as estatística que já foi falado no texto

Muitos devedores ficam constrangidos na hora de negociar uma dívida com uma pessoa, neste caso, os portais de auto negociação fazem um papel muito interessante. É possível automatizar negociações usando tecnologias como: SMS Marketing, chat de atendimento, bots no Messenger do Facebook e URA. Não adianta usar tais tecnologias sem fazer um estudo aprofundado para criar árvores de navegação eficientes. Com certeza, isso fará a diferença entre o sucesso e o fracasso, neste caso, contar com a ajuda de especialistas em automação é o caminho ideal. E é esta ajuda que a Comtele oferece a você, que deseja ter eficiência nos resultados de suas cobranças. E vamos começar falando da importância da Comunicação.

Canais Efetivos de Cobrança

Comtele conta com SMS Marketing e Interativo, poderosas ferramentas de comunicação entre você e seu cliente. O uso das mensagens têm várias vantagens para as empresas, uma delas é a possibilidade do envio de mensagens personalizadas e até programadas para dias e horas mais convenientes. O custo chega a ser 96% mais barato que mandar uma cobrança via carta ou gastar com ligações, pois elimina gastos com impressão, postagem, etc.  Além de dispensar o tempo da equipe que efetua chamadas, ao utilizar o SMS Comtele, sua empresa envia um recado sobre o débito por mensagem, o cliente pode responder e até receber o código de barras para pagamento de forma segura. A cobrança acontece de forma rápida, com uma abordagem diferente, é como se fosse um lembrete do débito e não uma cobrança protestada que constrange o consumidor. Dessa forma, podemos dizer que as mensagens de texto são bem aceitas pelos consumidores, a prova é que 30% das pessoas que recebem o lembrete da dívida entram em contato para renegociação das dívidas maiores ou realizam o pagamento dentro de 15 dias.  A facilidade de acesso também é um diferencial. Praticamente todo mundo hoje possui um celular, visto que o Brasil é um dos países que mais se destaca nesse assunto.

Vantagens de realizar a cobrança por SMS:

. Agilidade na Cobrança e Comunicação Cliente: O SMS é uma forma de comunicação prática e instantânea nesse mercado de cobrança, na qual a pessoa recebe a notificação de cobrança segundos após o envio por parte da empresa. É uma maneira, portanto, rápida e eficiente de se comunicar com o cliente, lembrá-lo de seus compromissos e ajudá-lo a evitar, quando possível, a inadimplência. Além disso, não se esqueça de que o SMS permite alcançar um grande número de pessoas ao mesmo tempo, e que provavelmente elas lerão a mensagem assim que a receberem

. Comunicação Direta e Amigável: Uma vantagem muito positiva do SMS é que ele é claro e direto no mercado de cobrança, por ter uma quantidade limitada de caracteres a mensagem é na maioria das vezes, direta ao ponto sem rodeios. Tendo uma aceitação muito grande por parte de quem recebe a mensagem, a cobrança utilizando esta ferramenta é vista pelo cliente como uma forma amigável de comunicação, pois a mensagem de SMS é vista mais como um lembrete do que como uma cobrança.

. Melhor Custo x Benefício: A mensagem de SMS é mais barata do que a cobrança impressa, a qual implica em custos operacionais de impressão, transporte e postagem, além de poder demorar vários dias até que chegue ao destino, a casa do cliente.Também é mais barato do que uma ligação, que demanda uma equipe de call center treinada para efetuar as chamadas.

. Variedade Envio/Utilização: Nem todas a mensagens de SMS para cobrança têm o mesmo propósito ou o mesmo formato. Você pode utilizar o SMS especificamente para a realização do pagamento, enviado ao usuário o código de barras da conta ou o número do boleto. O outro tipo de SMS é o que comunica o cliente sobre a data de sua parcela e o convida a passar na loja para efetuar o pagamento. Caso deseje realizar esta rotina de forma automática, a Comtele possui API de integração, que tornara o processo automático, ajudando assim a evitar falhas de envio referente as datas.

Mantenha a Comunicação e Fidelize seu Cliente

Conexões

Independentemente do segmento da sua empresa, a cobrança é um processo que precisa estar estabelecido desde o início do seu negócio para garantir que, quando ele cresça, a inadimplência não seja um assunto que possa barrar ou impedir seus resultados.

Você já deve saber que os clientes são considerados um dos principais ativos de qualquer negócio, inclusive são a razão de sua existência! Por esse motivo, muitos empreendedores estão buscando melhorar dia após dia a questão de ter uma comunicação cada vez mais eficiente com eles!  Sendo assim, podemos considerar esse desafio um fator essencial para a sobrevivência das empresas. Por esse motivo, é algo que merece uma atenção especial. Afinal, de que adianta oferecer um excelente serviço ou um bom produto, se a comunicação com o cliente é falha?

Podemos dizer que um dos principais pilares para que qualquer relacionamento seja saudável é a comunicação. Aplicar isso junto aos clientes de uma empresa, não é diferente! Pois, se ela for eficiente, poderá facilitar a resolução de muitas situações, inclusive as que eles encontram-se irritados ou decepcionados por conta de algo que não tenha saído conforme o esperado.  Além disso, vivemos na era das redes sociais, então com a divulgação da imagem da empresa na web, qualquer descontentamento por parte do cliente poderá ser exposto e propagado rapidamente por esse meio. O que não é bom! Sendo que o contrário também vale, ou seja, qualquer avaliação positiva do negócio faz com que ele se torne cada vez mais relevante.  Podemos dizer também que as pessoas valorizam muito fazer negócio com quem demonstra se importar com o cliente. Capriche no tratamento que é disponibilizado a ele para conseguir transmitir a imagem de que a empresa é uma grande aliada do consumidor.

Outro aspecto que fortalece o bom relacionamento com o cliente, mas não é suficiente apenas ter esses canais, é necessário que eles sejam personalizados às necessidades do cliente.  Um bom exemplo são as mídias sociais, que permitem um atendimento mais dinâmico e eficiente. Também é possível otimizar a comunicação com estratégias mais tradicionais, como folhetos ou revistas de promoções, lançamentos, benefícios e outros.  Ao desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing, é importante ter um profissional qualificado para responder pela área. Por ser uma setor que tem como objetivo atrair mais cliente e fidelizar os antigos, deve ser visto como um investimento e não um gasto para a empresa.

Um relacionamento que gera fidelização não é um simples atendimento, ou uma simples negociação que faz com que as pessoas comprem o que vendemos. Relacionamento é muito mais do que isso.  Marketing de relacionamento pode levar a sua empresa para outro patamar na consideração de seus clientes. Ele é responsável por criar valores, criar ações para fidelizar os seus clientes e por transformar a relação comercial que você tem com os clientes para uma relação mais afetiva.

A fidelização e retenção de clientes é um desafio para todas as empresas neste mundo digital, mas é um componente essencial para o crescimento do seu negócio e lembre-se que estar em busca de um constante crescimento e aperfeiçoamento são fatores importantes para acompanhar as mudanças e necessidades do mercado.

Neste artigo mostramos várias formas de cobranças e como manter a comunicação aberta com seu cliente. Agora cabe a a empresa escolher o serviço que melhor irá te atender. A Comtele estará junto com você, proporcionando resultados e oferecendo o melhor custo x benefício.

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